quarta-feira, 18 de maio de 2022
22.9 C
Vitória

Detran-ES já trabalha com agendamento online

REDAÇÃO MOVNEWS

agendamento online

O Detran – ES (Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo) trabalha, desde ontem (25), com um sistema próprio de agendamento online para todo o Estado. A medida visa otimizar a experiência e eficácia do sistema para cidadãos, agentes credenciados e servidores.

Através do novo sistema, o usuário poderá agendar atendimento presencial nas unidades de todo o Espírito Santo: Ciretrans (instâncias municipais do Detran), PAVs (Posto de Atendimento Veicular) e a sede administrativa, em Vitória. Os interessados devem acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar no banner de agendamento.

Desde 2020, quando se iniciou a pandemia do novo coronavírus (Covid – 19), o Detran utilizava um sistema de agendamento já existente, com o intuito de reduzir filas e aglomerações.

O novo sistema, hospedado no próprio site do Detran, foi pensado para atender a todas as necessidades e peculiaridades da autarquia, e facilitará o acesso do usuário.

Comunicação melhor

O diretor geral do Detran no Espírito Santo, Givaldo Vieira, ressalta as melhorias trazidas pelo sistema.

“Nesses quase dois anos em que o sistema está funcionando, identificamos algumas questões que poderiam melhorar a comunicação entre o cidadão e a plataforma, consequentemente, com o Detran – ES”.

Ainda segundo ele, um dos objetivos é melhorar a comunicação interna das informações.

“Uma das necessidades era uma maior autonomia para a equipe do Detran gerir o sistema, além de acrescentar uma riqueza de informações e clareza para o atendimento também às empresas credenciadas ao órgão. Essa é, portanto, mais uma entrega do programa Detran 100% Digital, responsável por transformar dezenas de serviços e procedimentos de trânsito para o meio eletrônico no Estado”.

Agendamento online

O motorista de aplicativos Anderson Neves, de Vitória, ficou feliz com a novidade. “Gostei de saber disso. Como eu preciso usar muito os serviços do Detran por causa do meu trabalho, vai facilitar muito a minha vida”.

Para quem pensa em tirar CNH, é uma boa oportunidade de começar a usar o novo sistema do Detran. O prazo para conclusão de todo o processo de habilitação, que devido à pandemia do Coronavírus estava indeterminado, volta a ser de 12 meses.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da Deliberação Nº 248, determina que os processos de habilitação ativos no próprio órgão ou nas entidades locais de cada  estado, deverão ser concluídos no prazo de um ano.

“Aqueles candidatos que já estavam com o processo de habilitação ativo, independente da data de abertura, ganharam mais tempo devido à situação de pandemia da Covid-19. Mas aquele que se matricular este ano não precisa correr, pois um ano é tempo suficiente para a conclusão de um processo de formação”, de acordo com Marcus Perozini, diretor de Habilitação, Veículos, Infrações e Fiscalização do Detran-ES.

Como agendar

Os agendamentos realizados para atendimentos a partir de 1º de fevereiro serão feitos por meio do site do Detran – ES (www.detran.es.gov.br). Após acessá-lo, o usuário deve clicar no banner de agendamento, que o direcionará automaticamente para o portal Acesso Cidadão (www.acessocidadao.es.gov.br).

Caso o cidadão não possua cadastro, deverá fazer. O cadastro será único, possibilitando também a utilização de outros serviços digitais do Estado. Com isso, todos os dados da pessoa estarão automaticamente inseridos no agendamento.

O usuário terá mais autonomia dentro do novo sistema, podendo agendar, mudar o horário e cancelar o atendimento. Além disso, constará lá o endereço da unidade em que o atendimento será realizado, informação que não existia no sistema anterior. O cidadão também terá acesso ao histórico dos seus últimos agendamentos realizados.

Passo a passo para o agendamento online

  1. Acesse o site detran.es.gov.br;
  2. Clique no banner de agendamento online;
  3. Faça o login no portal Acesso Cidadão;
  4. Selecione a unidade em que deseja ser atendido, confira o endereço;
  5. Selecione a área/serviço para qual deseja atendimento;
  6. Selecione o dia e horário para atendimento e confirme.
  7. Feito isso, o sistema enviará um e-mail com a confirmação do agendamento. Esse comprovante deverá ser apresentado no dia do atendimento, podendo ser impresso ou imagem no celular.

Foto de capa: Vitor Amaral

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -