quinta-feira, 28 de março de 2024
24.4 C
Vitória

Brasil concede 80 vistos humanitários para cidadãos do Afeganistão

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (8) que o Brasil concedeu 80 vistos humanitários para cidadãos do Afeganistão. Desde agosto, o país passa por uma crise humanitária ocasionada pela saída definitiva de tropas dos Estados Unidos e a tomada do poder pelo Talibã. 

De acordo com o embaixador Achilles Zaluar, chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, 400 pedidos de vistos estão em andamento e 170 candidatos estão realizando entrevistas na Embaixada do Brasil em Islamabad, no Paquistão, país vizinho ao Afeganistão. 

“O processo de concessão de visto para candidatos a refúgio do Afeganistão para o Brasil está andando perfeitamente bem, sem nenhum obstáculo e sem nenhum problema”, disse o diplomata. 

Em setembro, uma portaria interministerial regulamentou a concessão do visto temporário e de autorização de residência para fins de acolhida humanitária para os afegãos. 

As embaixadas em Islamabad, Teerã, Moscou, Ancara, Doha e Abu Dhabi estão habilitadas a processar os pedidos de visto para acolhida humanitária. O Brasil não tem embaixada ou consulado no Afeganistão.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -