quinta-feira, 28 de março de 2024
24.9 C
Vitória

Vítima de câncer de pulmão, aos 84 anos, falece o professor Nilson Lage

Faleceu na noite da última segunda-feira (23), vítima de um câncer no pulmão, o professor e jornalista Nilson Lage, aos 84 anos. A informação foi confirmada por uma publicação na página pessoal que mantinha no Facebook, em comunicado emitido pela família. Ele estava internado no Hospital Baía Sul, em Florianópolis.

Doutor em Linguística e Filosofia, mestre em Comunicação e Bacharel em Letras, Lage foi professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor-adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Acadêmico responsável por uma literatura que é base para reflexão da escrita do texto jornalístico, é autor de livros como: “A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística”, “A linguagem jornalística”, “Teoria e técnica do texto jornalístico” e “A estrutura da notícia”.

Autor de livros essenciais para se pensar a estrutura do texto da notícia, a produção e o fazer jornalístico. Usei muito em minhas aulas quando nos períodos iniciais“, diz o professor do curso de Jornalismo do Centro Universitário Faesa Fabiano Mazzini.

Lage também trabalhou como jornalista em redações do Jornal do Brasil, na Última Hora, na TVE do Rio de Janeiro e em outros veículos.

Mazzini recorda que Nilson Lage foi atuante na defesa do diploma para o profissional do Jornalismo. “A questão do diploma dividia muito a categoria. O professor Nilson Lage sempre foi árduo defensor. E ele fazia isso produzindo textos argumentativos a respeito, que nos ajudaram no diálogo com os colegas contrários e a sociedade“, completa.

Ex-presidente da Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj), Beth Costa relatou: “um ser de luz! Descanse em paz, amigo, líder, professor Nilson Lage. Faz parte da minha formação, da minha vida, da minha militância. Obrigado pela generosidade, pela dedicação e indignação vibrante nesses tempos tão difíceis. Professor Nilson Lage, presente para sempre!“.

Não haverá velório, a pedido de Lage. O corpo será cremado às 15h desta terça-feira (24), no Crematório Catarinense, na cidade de Palhoça.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -