terça-feira, 9 de agosto de 2022
22.7 C
Vitória

Nova invenção da Ufes pode reduzir custos de refino de petróleo

Nova pesquisa realizada pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleo (LabPetro), da Universidade do Espírito Santo (Ufes), resultou na criação de patente. A invenção possibilita a redução de custos no refino do petróleo, de acordo com os pesquisadores.

 De nome Dispositivo e processo para monitoramento de misturas de hidrocarbonetos, o registro foi emitido em julho deste ano pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Essa é a quinta patente na área de petróleo, em parceria entre a Ufes e a Petrobras.

A invenção consiste em um dispositivo e um processo para monitoramento da presença de produtos ácidos durante o fracionamento de misturas de hidrocarbonetos. Segundo descrito na carta-patente, é formada por um coletor composto por unidades coletoras preenchidas com pérolas de vidro impregnadas com carbonato de sódio ou outros carbonatos de metais alcalinos. As unidades coletoras são fabricadas em vidro e com formato cilíndrico oco.

O processo compreende coleta, identificação e quantificação de vapores ácidos no topo da unidade de fracionamento de mistura de hidrocarbonetos.

O significativo aumento da produção de petróleo e a introdução de novas matrizes, como a do pré-sal, no Brasil ampliaram a demanda de pesquisas e serviços tecnológicos nessa área, uma vez que são maiores os desafios na exploração, na produção e no refino dos óleos”, explica a servidora da Ufes e mestre em Química Roberta Chimin.  

A pesquisadora explica que o invento se destaca por apresentar um sistema que captura os vapores ácidos desprendidos durante o processo de destilação, em escala laboratorial, oriundos de sais de cloretos e alguns ácidos orgânicos de baixos pesos moleculares presentes no petróleo, especialmente do pré-sal.

Na contagem geral, é a nona patente concedida à Universidade. Os inventores registrados na patente são: Roberta Chimin, Flora Machado, Majorie Mara Malacarne, Tamires Lima, Alexandre Gomes, Regina Célia Guimarães, Eustáquio Vinícius de Castro e Sílvia de Souza.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -