Hospital em Cariacica abre exposição fotográfica de incentivo à doação de órgãos

0
Júlio de Souza Santos transplante de Rim. Foto: divulgação/Meridional

Nesta quarta-feira (1), o hospital Meridional Cariacica abre gratuitamente ao público a exposição “Seja um MultiplicaDoador”, uma mostra que conta, por meio de fotografias, histórias de vida, com breves depoimentos de pessoas que conseguiram passar pelo procedimento com sucesso e vencer a fila de espera.

A iniciativa faz parte da campanha nacional “Setembro Verde”, que incentiva a doação de órgãos. Dentre os objetivos, está homenagear os pacientes que conseguiram ter seus órgãos transplantados. A mostra também visa a conscientizar a sociedade para a importância da doação de órgãos e tecidos, e representar artisticamente o conceito principal desse tipo de procedimento: salvar vidas.

De acordo com Gustavo Peixoto, Coordenador do Centro do Transplante, a exposição permitirá ao espectador a oportunidade de contemplar a vida através de seus artistas, os pacientes.

“Ela oferece ao público imagens retratando as emoções de pacientes transplantados no Meridional, apresentadas com frases que ilustram um pouco sobre a nova oportunidade de vida após o recebimento do órgão”, ressalta.

Nathiely da Silva Belo da Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) a concretização do processo de doação só é possível com a compreensão e solidariedade dos familiares, responsáveis por autorizar o procedimento nos pacientes que receberam o diagnóstico de morte encefálica.

“O primeiro passo para um transplante não é uma decisão médica, é uma decisão sua. Um único doador pode ajudar até 15 pessoas. Através destas fotos, mostramos a realidade sobre o transplante e o impacto positivo em toda a sociedade”, pontua.

Referência nesse tipo de procedimento, com mais de 1265 transplantes realizados, o Meridional irá realizar ações em prol dessa campanha ao longo de todo o mês. Além da exposição, toda a área externa das unidades da Rede terão seus refletores alterados para a cor verde. 

Avatar
Ana Nascimento

Equipe de jornalismo do MovNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui