O capixaba, provavelmente, estava desacostumado com temperaturas abaixo dos 20 °C, e sentiu frio no início deste inverno. As mínimas mais baixas na Grande Vitória chegaram a 13,5 °C, tanto em Vitória como Vila Velha. Em Aracê, distrito de Domingos Martins, o recorde do ano no Espírito Santo: 3,8 °C. Os registros foram feitos por estações meteorológicas do Incaper e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mas esta não é a menor temperatura tida no Espírito Santo, não. Você sabia que os marcadores no Estado já tiveram temperatura negativa?
Pois é, e foi justamente em Aracê. No dia 14 de julho de 1963, os termômetros registraram -1,0 °C, segundo o Incaper.
A estação meteorológica foi instalada no local pela então Secretaria Estadual de Agricultura, Terras e Colonização do Estado do Espírito Santo, no ano de 1956, na antiga “Estação Experimental Mendes da Fonseca”. Após sucessivas modernizações e atualizações, no ano de 2010, foi substituída por uma estação meteorológica automática.
No entanto, em função dela estar instalada em outra posição na mesma fazenda, ocasionou a geração de uma nova série de dados e este equipamento opera de forma regular atualmente. A altitude em que o equipamento está instalado é de 727 metros acima do nível do mar.
“No pódio”
A segunda localidade considerada mais fria do Estado é Venda Nova do Imigrante. Lá, está o posto de vice, quanto a menor temperatura. No dia 1 de junho de 1976, O município teve 2,6 °C.
A estação meteorológica foi instalada na cidade pelo Inmet em 1977, e operou de forma regular até o ano de 2005. Nesse mesmo ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) instalou uma estação meteorológica automática que operou de forma regular até o ano de 2013.
Com a desativação deste equipamento, e após um período sem leitura de dados, no ano de 2017, o Inmet instalou um novo equipamento e segue operando normalmente nos dias atuais. A altitude em que o equipamento está instalado é de 950 metros acima do nível do mar.
E na capital?
O menor registro de temperatura em Vitória foi de 10,3 °C, em 21 de julho de 1929, obtido na estação convencional, aponta o Incaper.
Instalada no ano de 1924, atualmente, a estação convencional de Vitória, localizada no bairro Ilha de Santa Maria é a estação com maior tempo de operação no Estado, com 97 anos de registros de dados.
Já com os sensores eletrônicos que equipam a estação automática de Vitória localizada em Goiabeiras em operação desde 2006, o menor registro, de 12 °C, ocorreu em 21 de agosto de 2010 e repetido em 9 de julho de 2011, há pouco mais de 10 anos.
Vinicius Lodi
Equipe de jornalismo do MovNews