sexta-feira, 12 de agosto de 2022
23.3 C
Vitória

Centro de atendimento emergencial para pessoas em situação de rua é inaugurado em Vitória

Nesta terça-feira (13), aconteceu a inauguração do novo centro de atendimento emergencial transitório de Vitória. A unidade, que cumpriu a previsão para início das atividades na primeira quinzena de julho, tem capacidade para abrigar e atender 40 adultos e famílias em situação de rua. O objetivo é servir como porta de entrada para a reinserção social dessas pessoas.

A inauguração do espaço reuniu autoridades como o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a vice-prefeita capitã Estéfane, a secretária de Assistência Social de Vitória (Semas), Cintya Schulz, entre outros. Durante o evento, os convidados conheceram a nova estrutura que conta com diversos quartos, beliches, kits de higiene, sala, cozinha, refeitório e banheiros.

O centro de atendimento emergencial transitório de Vitória tem 660 metros quadrados e oferece um plano individual de atendimento para os 40 adultos e famílias, além de guarda de pertences, lavagem de roupa e quatro refeições diárias. O espaço funcionará por 180 dias, tem um investimento de 10 mil reais de aluguel e conta com um coordenador, dois assistentes sociais e dois psicólogos para prestar atendimento às 40 pessoas em situação de rua.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, explica que está é a primeira unidade fora do centro de Vitória, e o objetivo é se aproximar ainda mais das pessoas em situação de rua para facilitar o encaminhamento, acolhimento e a possibilidade delas serem atendidas de acordo com suas necessidades.

Nós temos abrigos, albergues de imigrantes, o principal equipamento para referência em pessoas de situação de rua, que é o centro pop, ele é um centro dia, não acolhe as pessoas em período noturno. Esse aqui é um centro 24h, com serviço de acolhimento 24h. Vamos conseguir aumentar a nossa capacidade, hoje em Vitória nós temos 155 vagas para abrigamento noturno, com essa unidade passamos para 195 vagas para pessoas em situação de rua. Então desde que as pessoas queiram ser abrigadas, porque nós não forçamos. Acolhemos essa demanda, às vezes a pessoa tem uma ligação muito forte com a rua então não aceitam ser acolhidas“, reforça.

O prefeito Lorenzo Pazolini considera a iniciativa de inaugurar uma nova unidade de acolhimento à pessoas em situação de rua como uma obra extremamente significativa e simbólica para a cidade de Vitória. Afirma que esse momento de inauguração é importante pois demonstra o compromisso da prefeitura em acolher e cuidar das pessoas

“Aqui nós vamos restaurar a dignidade das pessoas e praticar atos de cidadania, mas além disso nós vamos refazer esse tecido social tão desgastado da sociedade. O Centro de acolhimento para pessoas vulneráveis em situação de rua significa exatamente isso, uma nova oportunidade na vida das pessoas. E eu tenho certeza, aqui nós escreveremos diversas novas histórias de superação, de luta, de reestabelecimento de vínculos familiares e principalmente, as pessoas terão a oportunidade de reescrever o seu futuro tanto no cenário profissional quanto pessoal”, afirmou.

Confira a estrutura do novo centro de acolhimento

Como funcionará o Centro de Atendimento Emergencial Transitório ?

O espaço conta com ambiente para repouso, camas, guarda de pertences, lavagem e secagem de roupas, banho e outras formas de higiene pessoal e vestuário. As pessoas acolhidas receberão quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

O controle de entrada e saída das pessoas será definido pela Gerência de Alta Complexidade, a fim de garantir a organização e a segurança no espaço. Haverá articulação com a rede municipal de saúde para os casos que demandem atendimentos, garantindo a segurança no contexto atual de pandemia do coronavírus.

O espaço seguirá as normas sanitárias, adotando medidas de proteção contra a Covid-19, dispondo de profissionais e materiais de limpeza para assegurar a higienização adequada e sistemática dos espaços, principalmente daqueles compartilhados, como banheiros.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -