IBGE prepara plano para realizar o Censo em 2022 após decisão do STF

0
Foto: Agência Brasil

A direção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anunciou nesta terça-feira (18), que após votação do Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (14), prepara um plano para cumprimento da decisão judicial que estabeleceu a realização do Censo Demográfico em 2022. 

O projeto vai descrever as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda este ano, para que o Censo ocorra no ano que vem – por enquanto, sem data definida. 

Além disso, de acordo com o IBGE, a prioridade, agora, é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021″. “Após a elaboração do plano de trabalho, serão retomadas reuniões com as áreas técnica, consultiva e operacional, que vão definir as melhores condições e o período adequado para realização do Censo em 2022”, explicou o Instituto.

Sem orçamento

No dia 23 de abril, o Secretário Especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, disse que o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estava previsto para este ano, não seria realizado em razão da falta de orçamento. 

“Não há previsão orçamentária para o Censo, portanto ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo desse ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária [formada por Casa Civil e Ministério da Economia]”, declarou o secretário. 

No entanto, no dia 28 de abril, O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal adotasse as medidas necessárias para realização do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), previsto inicialmente para 2020 e adiado para 2021, devido à pandemia do novo coronavírus.

Avatar
Daniel Marcal

Equipe de jornalismo do MovNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui