O dia 11 de maio é marcado pelo aniversário de emancipação política de dois municípios capixabas, são eles: Águia Branca, completando 33 anos e Governador Lindemberg com 23 anos. Antes de se tornarem uma cidade independente, os municípios pertenciam, respectivamente, a São Gabriel da Palha e Colatina.
Águia Branca
Em 1928, o então governo do Estado do Espírito Santo, representado por Aristeu Borges de Aguiar, celebraram um contrato de colonização com a Polônia. Este contrato previa a introdução de poloneses no norte do Espírito Santo.
No ano 1929, famílias polonesas que desembarcaram no Brasil decidiram criar um novo vilarejo no Estado do Espírito Santo. Nascia naquele ano o Município de Águia Branca, cujo nome foi inspirado no símbolo da nação Polonesa que se estende desde a Idade Média.
Águia Branca se localiza no noroeste do estado do Espírito Santo e possui cerca de 450 km² e possui aproximadamente 10.055 habitantes. A economia é basicamente voltada para agricultura, com a produção de café, e extração de granitos.
Governador Lindemberg
De acordo com o site da prefeitura do município, por meio do descontentamento do povo com o município mãe e unidos pelo sentimento de conquista sentiram-se motivados a iniciar o processo de emancipação em 1987.
“Após muitas viagens à Assembleia Legislativa e também muita luta contra forlas políticas contrárias que não queriam por conveniência que o município, região pertencente a Colatina, se tornasse livre”, diz o texto.
No dia 11 de maio de 1998, no Palácio Domingos Martins foi aprovada a lei que criou o município de Governador Lindemberg desmembrado do município de Colatina, tornando-se o 78º município do estado. Em outubro de 2000 aconteceu a primeira eleição para prefeito da cidade.
Daniel Marcal
Equipe de jornalismo do MovNews