Profissionais da segurança pública começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta terça-feira (6). O ato simbólico aconteceu no Palácio Anchieta, justamente na data em que se celebra os 186 anos da Polícia Militar no Espírito Santo. Ao todo, nesta primeira semana, 7,8 mil doses serão aplicadas em agentes de forças estaduais, federais e guardas municipais do Estado.
Serão vacinados os trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19; trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.
A maior parte das doses, sete mil, são provenientes da reserva técnica da Secretaria de Saúde (Sesa). As outras 800, vêm do último lote disponibilizado pelo Ministério da Saúde na semana passada.
O sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Jocimar Vieira da Rocha, 42 anos, estava muito feliz por receber a vacina. Segundo ele, um passo fundamental para garantir a manutenção dos serviços.
“É um passo importante para o combate ao Coronavírus. Os profissionais da segurança estão desempenhando uma atividade que não pode parar, juntamente com os profissionais de saúde. É um passo fundamental para garantir a manutenção dos serviços e também para proteção desses profissionais”, declarou.
O policial militar da reserva, sargento Valdecir de Souza Ribeiro, 62, que voltou à ativa há oito anos, declarou que foi surpreendido com o convite para tomar a vacina.
“Hoje tomei uma dose de esperança. Tenho uma família grande com sete netos. É um privilégio ter a certeza de que estou no caminho da imunização contra essa doença que tem tirado a vida de tantas pessoas”, disse.
Para o governador Renato Casagrande, a imunização desse grupo marca mais uma fase importante no enfrentamento à doença e o reconhecimento por quem também trabalha na linha de frente no combate à pandemia.
Ele lembra que a imunização de profissionais da educação vai começar a partir do dia 15.
“Vamos iniciar a vacinação pelos profissionais de mais idade para que possamos ter esses profissionais cada vez mais protegidos. Essa reserva técnica que serve para doses perdidas, o que felizmente não está ocorrendo, também será utilizada para imunizar os profissionais da educação a partir do dia 15”, anuncia.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou que o início da imunização dos servidores da segurança pública é a entrega mais importante deste ano, mais do que entregas de viaturas, armamentos ou obras.
“O nosso policial é o maior patrimônio da instituição. Preservar a vida de quem está na linha de frente, se doando, desde o começo da pandemia, é o nosso objetivo quando conseguimos antecipar a imunização dos profissionais da segurança pública”, afirmou Ramalho.
Vinicius Lodi
Equipe de jornalismo do MovNews