Quarta-feira, 7 de abril, dia do Jornalista. A data deve ser lembrada como uma importante ferramenta para democratizar a informação e o desenvolvimento da consciência crítica dos indivíduos. Mas hoje, ela também ganha a representatividade de um símbolo de resistência.
Não que a censura imposta durante o período ditatorial e outros fatos marcantes da história da Política e do Jornalismo no Brasil não requeressem resistir. Porque resistimos. Contudo, ainda precisamos lutar para exercer o nosso trabalho, em pleno século XXI.
Em tempos de desrespeito, propagar a empatia, o amor ao próximo e dados verídicos, é crucial, senão o mecanismo mais importante para o desenvolvimento da sociedade.
Combatemos diariamente o negacionismo da profissão, a constante propagação de notícias falsas e até mesmo o ataque verbal e físico à profissionais.
Diante de tanta violência, seguimos firmes e fortes nessa batalha, dando ouvido às minorias caladas, expondo desigualdades sociais, denunciando os poderosos e fornecendo oportunidades para que os cidadãos tenham acesso à conteúdos de qualidade. Essa é a nossa missão.
Parabéns para nós, jornalistas, pela coragem de enfrentar aqueles que desejam, de forma insistente, calar a nossa voz.
https://www.instagram.com/p/CNXJZJ2LWq1/
Karen Benicio
Equipe de jornalismo do MovNews