Coronavírus: 93 capixabas estão na fila de espera por internação hospitalar

Deste total, cinco aguardam leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 88 para o atendimento pelo Samu

0
Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da Covid-19 - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

93 capixabas estão na fila de espera por vagas de internação em hospitais do Espírito Santo para o tratamento da Covid-19. Deste total, cinco aguardam leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 88 para o atendimento pelo Samu. O dado foi divulgado pela Secretaria de Saúde, durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (05).

Apesar do número alarmante, existe uma desaceleração da curva dos casos em que os pacientes infectados com a doença necessitam de internação, conforme explicou o secretário Nésio Fernandes.

“Identificamos uma pequena desaceleração de novos casos graves, mas ainda temos um aumento diário que exige internação”, afirmou.

Sistema de regulação de leitos

O Estado adotou um sistema de regulação de leitos para garantir o acesso hospitalar à população. Na prática, a partir do instante em que o encaminhamento feito pelo serviço pré-hospitalar é aprovado, o paciente está na fila de espera.

Leia Mais:

https://movimentoonline.com.br/home/2021/04/05/covid-19-frade-do-convento-da-penha-esta-intubado-apos-contagio/

O médico regulador é o responsável por solicitar as vagas e tem um período de tempo para para que isso seja feito. Posteriormente, o hospital faz o aceite ou não do paciente para que ele seja internado.

Já nos casos graves, o Samu está prestando o serviço para agilizar o atendimento inicial.

“Estamos reforçando toda a rede. No entanto, a quantidade de pacientes é muito grande. Chegamos a remover 160 pacientes em 24h. Em uma intensidade cotidiana nunca foi vivida em momento anterior”, declarou.

 

 

Avatar
Karen Benicio

Equipe de jornalismo do MovNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui