93 capixabas estão na fila de espera por vagas de internação em hospitais do Espírito Santo para o tratamento da Covid-19. Deste total, cinco aguardam leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 88 para o atendimento pelo Samu. O dado foi divulgado pela Secretaria de Saúde, durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (05).
Apesar do número alarmante, existe uma desaceleração da curva dos casos em que os pacientes infectados com a doença necessitam de internação, conforme explicou o secretário Nésio Fernandes.
“Identificamos uma pequena desaceleração de novos casos graves, mas ainda temos um aumento diário que exige internação”, afirmou.
Sistema de regulação de leitos
O Estado adotou um sistema de regulação de leitos para garantir o acesso hospitalar à população. Na prática, a partir do instante em que o encaminhamento feito pelo serviço pré-hospitalar é aprovado, o paciente está na fila de espera.
Leia Mais:
O médico regulador é o responsável por solicitar as vagas e tem um período de tempo para para que isso seja feito. Posteriormente, o hospital faz o aceite ou não do paciente para que ele seja internado.
Já nos casos graves, o Samu está prestando o serviço para agilizar o atendimento inicial.
“Estamos reforçando toda a rede. No entanto, a quantidade de pacientes é muito grande. Chegamos a remover 160 pacientes em 24h. Em uma intensidade cotidiana nunca foi vivida em momento anterior”, declarou.
Karen Benicio
Equipe de jornalismo do MovNews