Cirurgias eletivas permanecem suspensas até 30 de abril no ES

Decisão foi tomada como forma de garantir o atendimento ambulatorial para pacientes graves infectados com o novo coronavírus e outras doenças

0
Usuários de planos de saúde criticam demora para marcar cirurgias - Foto: Pixabay

A suspensão das cirurgias eletivas no Espírito Santo foi prorrogada até o dia 30 de abril, informou o secretário de Saúde Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (19).

Os procedimentos cirúrgicos programados e de não urgência/emergência já estavam interrompidos desde o dia 13, como medida de garantir vagas de Unidades de Terapia Intensiva e leitos de enfermaria para pacientes infectados com o novo coronavírus e outras doenças graves.

“A segunda expansão de casos, internações e óbitos por pacientes acometidos por SARS-CoV-2 e a obrigação da garantia do acesso ao paciente de urgência e emergência, seja atingido pela COVID-19 ou por outras condições coexistentes obrigou a tomada dessa decisão”, afirmou Nésio.

Ao todo, 2.040 leitos estão disponíveis para atender pessoas contaminadas pela Covid-19. Desses, 1.062 são de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 978 de enfermaria. O Estado registra, até o momento, 82,79% de ocupação da capacidade total de vagas destinadas para esse grupo.

Leia Mais:

https://movimentoonline.com.br/home/2021/04/19/teto-governo-espera-alcancar-1500-leitos-de-uti-covid-em-situacao-extraordinaria/

Avatar
Karen Benicio

Equipe de jornalismo do MovNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui