Após uma reunião com o Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (14), prefeitos informaram que o ministro Eduardo Pazuello anunciou o início da vacinação contra a Covid-19 para a próxima quarta-feira (20), às 10h.
Em uma rede social, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), comunicou sobre a data, horário e também a quantidade de doses que devem ser disponibilizadas neste primeiro momento: cerca de oito milhões distribuídas pelo país.
Serão, portanto, 8 milhões de doses distribuídas no Brasil semana que vem. @minsaude distribui aos Estados que repassam aos municípios. Início previsto da vacinação é quarta, dia 21, 10h em todo o território nacional.
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) January 14, 2021
Duas milhões de doses são da Oxford/AstraZeneca, que chega da Índia na próxima segunda-feira (18), e outras seis milhões são da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Loureiro ainda informou que a previsão dada na reunião era de que 30 milhões de pessoas tomem a vacina até fevereiro. A vacinação vai começar com os grupos prioritários: profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas. Depois dá continuidade em idosos com mais de 75 anos.
Outra informação repassada pelo Ministério da Saúde é que a grande aposta do país é nas doses produzidas no Brasil com transferência de tecnologia: neste caso a AstraZeneca, a CoronaVac e a Sputnik V, que poderão juntas chegar a 400 milhões em 2021.
Apesar de conversas com as vacinas importadas: Pfizer, Johnson e Moderna; a grande aposta brasileira é nas doses produzidas no Brasil com transferência de tecnologia: Astrazeneca, Coronavac e Sputnik, que juntas poderão chegar a 400 milhões neste ano.
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) January 14, 2021
Na reunião, Pazuello recebeu 130 prefeitos do país e maioria deles participou por videoconferência.
O Ministério da Saúde ainda não confirmou oficialmente a informação da data e horário.
Vinicius Lodi
Equipe de jornalismo do MovNews