Os lugares na fila: tire dúvidas sobre o começo da vacinação contra a Covid-19 no ES

A primeira fase da imunização ainda contempla pessoas idosas de mais de 75 anos, após imunizar os idosos em asilos. A meta é vacinar cerca de 90% da população-alvo neste primeiro momento

0
Eliane Palles Luz, 51 anos, enfermeira, foi a sexta vacinada contra a Covid-19 no ES. Foto: ASCOM/GovES

Cerca de 48 mil capixabas vão receber a vacina contra a Covid-19 na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo. A meta vacinal, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é de pelo menos 90% da população-alvo de cada grupo.

Para a primeira etapa da primeira fase, a imunização se dará pelos trabalhadores da saúde (42.273); pessoas maiores de 60 anos residentes em asilos (2.970); pessoas maiores de 18 anos com deficiência de Residências Inclusivas (210), e indígenas que moram em aldeias (2.793), de acordo com a disponibilidade da vacina.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, destacou que, na segunda etapa da primeira fase da vacinação, o público idoso acima dos 75 anos deve ser contemplado, 155.760 capixabas.

O objetivo é poder imunizar ainda durante a primeira fase toda a população capixaba que pertença ao público-alvo da campanha. Para esta primeira etapa da primeira fase serão atendidos parte dos trabalhadores da saúde, mas com meta de imunização dos mais de 111 mil profissionais do Estado, a depender da disponibilidade dos insumos”, explicou a profissional.

A coordenadora orienta também que a população que tenha sintomas gripais e faça parte do público-alvo aguarde o período de isolamento para comparecer às salas de vacinação. “A recomendação é adiar a vacinação em quatro semanas após o início dos sintomas”, disse Danielle Grillo.

Em relação às próximas etapas de vacinação, a coordenadora ressalta que as informações serão divulgadas pelo Ministério da Saúde.

O imunizante a ser administrado será a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, de forma exclusivamente via intramuscular, em esquema de duas doses, com intervalo de quatro semanas.

É previsto que cerca de dois mil profissionais estarão envolvidos no processo de imunização nas 493 salas de vacinação do Espírito Santo. Os municípios também poderão desenvolver estratégias de ações denominadas “extramuro”, ou seja, não apenas realizadas dentro da sala de vacinação na Unidade de Saúde.


Saiba mais:

https://movimentoonline.com.br/home/2021/01/18/tempo-real-acompanhe-tudo-sobre-o-primeiro-dia-de-vacinacao-no-espirito-santo/

Avatar
Vinicius Lodi

Equipe de jornalismo do MovNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui