A Ibope Inteligência, famosa pelas milhares de pesquisas de opinião já realizadas e com 79 anos de atuação no mercado, anunciou no último domingo (24) que irá encerrar suas atividades. A empresa já havia sido vendida em 2015 para a britânica Kantar, que seguirá no segmento, mas sem utilizar o nome Ibope.
“Comunicamos que, em decorrência da finalização do processo de venda e do término do acordo de licenciamento da marca IBOPE com a Kantar, a marca IBOPE/IBOPE Inteligência não será mais usada nas operações de pesquisas de mercado, opinião pública e política da família Montenegro”, diz trecho de nota publicada pela empresa.
O Ibope Mídia, que mede audiências de programas de televisão, foi vendido para a Kantar em 2015, dando origem à Kantar Ibope Media. No entanto, a família manteve-se no comando do Ibope Inteligência até agora. A empresa será fechada no fim de janeiro de 2021, data em que está previsto o fim do acordo de licenciamento da marca Ibope.
A CEO do Ibope desde 2010, Márcia Cavalari, afirmou que se juntou a outros executivos e abrirá uma outra empresa de pesquisa, o Ipec (Inteligência, Pesquisa e Consultoria). A previsão é que os negócios sejam iniciados já em fevereiro deste ano.
Daniel Marcal
Equipe de jornalismo do MovNews