segunda-feira, 27 de junho de 2022
18.8 C
Vitória

[Exclusivo] Covid-19: médicos capixabas detalham procedimento inédito para combater complicações da doença

O tratamento consiste em duas terapias de ponta para suporte pulmonar e renal: o Suporte de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) e a Hemodiálise Contínua (CVVHD)

Um procedimento inédito no Espírito Santo foi utilizado em um paciente de 66 anos, em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Santa Rita, em Vitória. O tratamento consiste em duas terapias de ponta para suporte pulmonar e renal: o Suporte de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (Ecmo) e a Hemodiálise Contínua (CVVHD).

O paciente está em estado grave devido a complicações causadas pela Covid-19, mas os médicos responsáveis afirmam que o procedimento pode ser utilizado em qualquer enfermo com falência no pulmão ou rins. Segundo as equipes de Nefrologia, Medicina Intensiva e Suporte Circulatório, a oxigenação por membrana extracorpórea é uma modalidade de suporte de vida que possibilita aumentar as chances de recuperação do paciente. O tratamento simultâneo começou dia 10 de janeiro e as equipes estão confiantes na indicação dessas duas terapias como suporte ao tratamento nessa fase crítica da doença.

Com exclusividade, o nefrologista Dr. Roberto Sávio Silva e o intensivista Dr. Gabriel Rangel, explicam como funciona o procedimento e tiram dúvidas sobre o inovador método. Assista:

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -