Chegou ao fim a primeira fase do Capixabão. Vamos ao mata-mata. Como um amigo disse no fim de semana, terminou a fase do “ou classifica ou rebaixa”. Não bastasse o fim dessa fórmula mágica e incrível (contém ironia), vamos agora aos jogos das quartas de final com dois dos tradicionais times da Grande Vitória jogando em horários super entusiasmantes e saudáveis.
No sábado, dia 18, teremos Rio Branco e Nova Venécia, às 15h, no Kleber Andrade. Em pleno verão. Era impossível às 16h? 17h? Os refletores do estádio queimaram?
Calma. Vem mais. No domingo, dia 19, teremos Desportiva x Porto Vitória, no Araripe, às 10h. Isso. DEZ HORAS DA MANHÃ. Alowww, Eduardo Paes. Ou contrataram o Cacique do Carnaval do Rio, mas para garantir a chuva e não para evitá-la, ou não estão preocupados com a qualidade do jogo. E com a saúde dos atletas. Jogo às 10h, em pleno verão, nessa lua que temos nas últimas semanas no ES, é inviável. Inaceitável.
Passando por esses “detalhes”, vamos aos confrontos. Pelo que jogaram na primeira fase, Vitória, Porto Vitória e Real Noroeste, além do Nova Venécia, saem na frente como favoritos. Mas, em um torneio como o Capixabão, sinceramente, não quer dizer muito. Se não botar o bumbum no chão, como dizia o Luxemburgo, podem ficar pelo caminho tranquilamente.
É jogo jogado. Protetor solar a tiracolo e vamos ver quem avança às semifinais. Apostas!?
Thierry Gozzer
Jornalista, passagens por Rede Gazeta e TV Globo; Olimpíada, Copa do Mundo e Olimpíada de Inverno