A escalada de sucesso da Ervideira

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Já dediquei duas colunas sobre o vinho Invisível, uma no seu lançamento e
outra foi sobre a 12ª edição. Foi um sucesso. O vinho Invisível e o Conde
D’Ervideira são as marcas top da vinícola Ervideira.

Concluída a primeira metade de 2022, a Ervideira atingiu 1,2 Milhões de Euros
de faturamento, um crescimento de 30% em relação à média dos últimos seis
anos. Este valor supera ainda o total atingido em períodos homólogos durante
os seus melhores anos: 2018 e 2019.

Este crescimento tem por base os bons resultados dos vinhos de topo da
empresa: Conde D’Ervideira e Invisível. Estas duas marcas, de categoria super
Premium, representam já mais de 60% do faturamento, seguindo-se a gama
Vinha D’Ervideira (a categoria de vinhos da família), logo depois a gama Flor de
Sal (vinhos elaborados pela 5ª geração da família) e, só de seguida, os vinhos
Terras D’Ervideira e Lusitano, o que demonstra uma pirâmide totalmente
invertida do negócio.

Para Duarte Leal da Costa, “este crescimento da faturação vem consolidar os
resultados financeiros da empresa, que sofreram um rude golpe com os
aumentos de custos relacionados com energia, combustíveis, fitofármacos,
garrafas, cartões, entre outros, o que representa um crescimento de 32% das
despesas totais acumuladas em 2022, valor este que não foi transportado para
os consumidores”.

Duarte Leal da Costa

O Diretor Executivo da Ervideira acrescenta que “no setor dos vinhos, o
segundo semestre é mais forte do que o primeiro, pois contempla o verão e o

Natal. Por isso, a expectativa da Ervideira é de que se prepara para fazer o seu
melhor ano de sempre, atingindo os 2,5 Milhões de euros de faturação”.

De recordar que durante o período pandémico a Ervideira teve que se adaptar,
ao apostar na produção de álcool gel e nas vendas online, quer através de
canais próprios, quer através de distribuidores nacionais e internacionais
relevantes no setor. Durante os meses de verão de 2020 e 2021 registaram-se
resultados positivos, graças à contribuição do turismo nacional, que teve um
reforço nos vinhos de categoria superior. Atualmente, e com a quebra de
performance nas lojas online, os resultados têm sido compensados sobretudo
pela recuperação no setor da restauração.

Sobre a Ervideira
A Ervideira é uma das empresas vitivinícolas seculares em Portugal,
produzindo vinho desde 1880. Atualmente possui um total de 110 hectares de
vinha, distribuídos pelas sub-regiões da Vidigueira (60 ha) e Reguengos (50
ha). Entre os seus vinhos, estão marcas como Conde D’Ervideira, Invisível,
Vinha D’Ervideira, Terras D’Ervideira e Lusitano.

Como dissemos no primeiro parágrafo, tive a oportunidade de estar presente
no lançamento do vinho Invisível – um vinho branco produzido a partir da uva
Aragonês uma casta tinta – e o Conde D’Ervideira, os ícones da vinícola
portuguesa. Aprovo e superindico os vinhos aos apreciadores da bebida do
deus Baco e Dionísio.

Parabéns Duarte Leal da Costa e equipe pelo brilhante trabalho a frente desta
secular vinícola portuguesa que produz vinhos na categoria super Premium e
de qualidade superior.

Um brinde a saúde! Até a próxima semana.

Paulo Angelo
Paulo Angelo

Publicitário, amante das artes, cinéfilo e enófilo. Escreve sobre vinhos desde 2013.

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