quarta-feira, 18 de maio de 2022
22.9 C
Vitória

Tor Del Colle, um vinho surpreendente e saboroso

Um vinho surpreendente e saboroso

Caro leitor, já confessei aqui por várias vezes minha predileção pelos vinhos europeus, principalmente os italianos e isto não tem nada a ver com minha descendência italiana.

Foto-1_tor-del-colle-1-scaled.jpegE desta vez não foi diferente ao degustar, conhecer mais um vinho italiano, o Tor Del Colle Riserva 2013 Montepulciano d’Abruzzo. Mais uma agradável e saborosa surpresa.

A Itália talvez seja o país da Europa ocidental mais antigo na produção de vinhos. Os italianos já conheciam o método da vinificação há muito tempo, antes mesmo dos seus vizinhos França, Espanha e Portugal.

Então, não é por acaso que meus ancestrais sabem fazer vinhos de qualidade superior como os Amarones dela Valpolicella, os Barolos, os Brunellos Di Montalcino só para citar alguns.

Bem, caro leitor, também como já disse em colunas anteriores, como poderia ser um enófilo ou um Wine Hunter se eu não me propusesse a abrir minhas papilas gustativas e pesquisar, conhecer, degustar diferentes tipos de vinhos com uvas de nomes bem estranhos, diferentes e até mesmo desconhecidas do grande público como por exemplo: Agiogitiko, de origem grega; Plavac Mali, proveniente da Croácia e Tribidrag, também de procedência croata?

Afinal, há no mundo mais de quatro mil uvas Vitis viníferas para a produção de vinhos, considerada a mais antiga bebida da humanidade e dos deuses Baco e Dionísio.

 IMG-20220218-WA0007-scaled.jpg
Baco e Dionísio, divindades do vinho

Depois de tanta introdução, que tal começarmos a falar sobre o vinho título desta coluna?

O vinho degustado foi o Tor Del Colle Riserva 2013 Montepulciano d’Abruzzo. Aqui cabe uma pequena informação que já foi tema de colunas anteriores, a leitura dos rótulos dos vinhos.

Elaborado com uvas viníferas cem por cento Montepulciano. Abruzzo é a região produtora deste tipo de uva.

O vinho tem Denominazione Di Origine Controllata, o que lhe garante a procedência dos vinhedos com mais de 25 anos e o rigor na vinificação desde a colheita manual às temperaturas controladas durante o processo de fermentação alcoólica e malolática, até a guarda em barricas de carvalho francês por 12 meses e o tempo de armazenamento em garrafa antes de ser comercializado.

Estas normas são regidas pelo Ministério da Agricultura da Itália. Devido à safra (2013), sua coloração é vermelho tijolo e sua graduação alcoólica é de 13,5% por volume. Temperatura de serviço ideal é entre 16ºC e 18ºC.

Harmonização perfeita com carnes vermelhas, carne de porco, queijos curados e massas com molho vermelho. Se o leitor observar, em todas as colunas informo a graduação alcoólica do vinho, a temperatura de serviço e a harmonização. Estas são informações importantes dos produtores para que, seguindo estas orientações, possamos extrair o melhor dos aromas e do paladar dos vinhos degustados.

A vinícola responsável por este néctar dos deuses é a Botter, fundada em Veneza no ano de 1928. Hoje a vinícola é comandada pelos irmãos Annalisa, Alessandro e Luca Botter, terceira geração da família, que lideram a empresa, integrando suas tradições quase centenárias com uma nova visão focada no futuro e na inovação.

“Made in Italy é um dos valores-chave que podemos gabar e que nos ajuda a nos destacar e nos permitiu crescer; em nosso negócio, a italianidade desempenha um papel fundamental e, portanto, deve ser protegida”, segundo Annalisa Botter.

Este vinho, infelizmente, ainda não é comercializado no Espírito Santo e mesmo assim se o leitor apreciador de vinhos quiser adquirir o Tor Del Colle Riserva Montepulciano d’Abruzzo safra 2013 deverá pesquisar em sites especializados em venda de vinhos.

Ao encontrá-lo, não perder a oportunidade de comprar um vinho de qualidade superior cem por cento da uva Montepulciano. Mesmo com esta pequena dificuldade o vinho vale a pesquisa e a aquisição.

Evite o consumo excessivo de bebida alcoólica e se beber não dirija.

Até a próxima semana!

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -