sábado, 21 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Outros desafios da Gestão Municipal em 2022

Outros Desafios

Na coluna passada, apresentamos três grandes desafios para a gestão municipal em 2022: o desafio da Saúde, o desafio da educação e o desafio da retomada da economia e do crescimento de empregos nos municípios.

Neste artigo, apresentaremos mais três desafios que são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população.

Quarto desafio

O quarto desafio para a gestão municipal é o desafio da Assistência Social. Com a crise na saúde pública e suas consequências na economia e na geração de empregos e renda, milhares de famílias foram levadas à extrema pobreza e miséria.

Esse contingente de pessoas empobrecidas demanda a ajuda do município, do Estado e do Governo Federal; pois um dos maiores impactos é o aumento da fome e da miséria ocasionando a desnutrição ou a insegurança alimentar.

Como já alertamos em artigos anteriores, com a crise na saúde e na economia regredimos em diversos indicadores sociais, voltando a figurar no mapa da fome da ONU (Organização das Nações Unidas).  Por isso, vimos diversos movimentos de arrecadação de alimentos para as populações mais pobres do país, desde 2020 e principalmente em 2021.

CADÚnico

Esses fatos vão pressionar os municípios a ampliar o número de famílias cadastradas no CADÚnico, o cadastro de famílias pobres e miseráveis que precisam da ajuda do poder público para sobreviver.

Para que estas famílias possam ter acesso ao Bolsa Família e outros benefícios assistenciais, elas precisam estar cadastradas no CADÚnico da Assistência Social dos municípios.  Portanto, o aumento da pobreza e da miséria dessas famílias vai aumentar a pressão sobre as Secretarias de Assistência Social dos municípios em 2022.

Quinto desafio

O quinto desafio é a manutenção e ampliação da infra-estrutura das cidades.

Manutenção de ruas e avenidas, calçamento e pavimentação, limpeza das ruas e avenidas, poda de árvores, iluminação pública, coleta de lixo, saneamento básico e outros serviços fundamentais para o dia-a-dia das cidades.

A população está cada vez mais exigente, e estes serviços públicos são muito demandados. Se o município tiver uma baixa arrecadação de impostos e não estiver acessando recursos do Governo do Estado ou do Governo Federal, ficará em apuros para suprir estas demandas da população local.

Obras de manutenção dos equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas também demandam muitos recursos.  Obras novas então, nem se fala.  Portanto, a atenção nos serviços urbanos é de suma importância para o sucesso dos gestores municipais em 2022.

Sexto desafio

O sexto desafio é a questão do meio-ambiente, como a preservação das áreas verdes, a proteção de nascentes e rios; além da diminuição da poluição e do cuidado com os resíduos sólidos.

O Brasil segue os ODS’s (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU e a questão da sustentabilidade hoje é um tema transversal que deve estar na agenda dos agentes públicos, dos empresários e das organizações da sociedade civil.

Por isso a educação ambiental, a orientação e fiscalização da legislação ambiental e a preservação da vida na terra, na água e o controle das emissões de gases na atmosfera; ocupa o centro das políticas públicas globais e locais.

Hoje temos a necessidade de desenvolver formas renováveis de energia, substituindo as matrizes poluentes, como do petróleo e do carvão por fontes limpas, como a energia produzida por biocombustíveis, pela energia eólica e pela energia solar.

Estes são os seis grandes desafios que vão estar no centro da agenda da gestão municipal em 2022. Portanto, a gestão pública, o setor empresarial e a sociedade civil precisam estar atentos, e juntos pensarem em como fazer para que as políticas públicas aconteçam e possam melhorar a vida da nossa população.

César Albenes de Mendonça Cruz

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -