Em nosso artigo da semana passada, falamos do desafio do investimento na capacitação e treinamento dos servidores municipais. No artigo desta semana, vamos falar de outro grande desafio que é a integração do trabalho entre as Secretarias Municipais.
É importante ressaltar que não é fácil para os novos prefeitos municipais formarem uma boa equipe de secretários, pois eles não podem ser só políticos, mas também devem ser técnicos. Alguns Prefeitos estão preferindo mesclar esses dois aspectos, então quando escolhem um secretário mais político, colocam um subsecretário mais técnico; ou vice-versa. Montada a equipe de secretários, começa então o Planejamento Estratégico da Gestão para os próximos 4 anos, e aí começam as dificuldades do mandato.
Existem Projetos que são próprios de cada secretaria, e estes devem ser traduzidos em metas, ações e indicadores que serão pensados em curto, médio e longo prazo. Mas além dos Projetos de cada Secretaria, os novos prefeitos precisam eleger os Projetos Prioritários da sua Gestão, aqueles projetos que marcarão o seu mandato, e que se forem bem realizados, poderão lhes render frutos eleitorais no futuro. Estes projetos prioritários vão exigir a interação entre as secretarias e a colaboração de cada uma delas, ou seja, a interação entre os seus trabalhos. E aqui está a grande dificuldade do processo de execução do Planejamento.
Se os Projetos prioritários da gestão não contarem com o apoio e a interação entre as secretarias municipais, a gestão poderá ser prejudicada e não atingir os objetivos propostos no Plano de Governo dos prefeitos eleitos. Por isso a necessidade das secretarias municipais criarem uma boa interação, pois o que está em jogo não é cada secretaria em si, mas a gestão como um todo.
Portanto esta articulação entre os projetos que cada secretaria precisa realizar e que estão dentro da sua área específica, e a contribuição que cada uma pode dar para a execução dos projetos prioritários da gestão municipal é fundamental. Mas isto não é fácil de acontecer. Depende da postura do prefeito, mas também da vontade e do emprenho de cada secretário municipal.
O que os secretários municipais precisam entender é que eles estão a serviço da gestão municipal, cujo representante principal é o prefeito da cidade. Portanto, todos devem estar sintonizados, integrados e em permanente diálogo para se ajudarem mutuamente, e poderem contribuir para o sucesso da administração municipal e da boa avaliação do Prefeito.
César Albenes de Mendonça Cruz
Cesar Albenes
Docente do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam e do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDV (Faculdade de Direito de Vitória).