quinta-feira, 28 de março de 2024
27.2 C
Vitória

Desafios para as Novas Gestões Municipais: A modernização tecnológica da Gestão Pública

Iniciaremos hoje uma série de artigos para discutir os grandes desafios das novas gestões municipais para o período de 2021/2024. Neste artigo abordaremos a questão da modernização tecnológica da Gestão Pública. Sabemos que vivemos uma era de intenso desenvolvimento tecnológico, que alguns autores já chamam da 4ª revolução industrial, ou ainda da revolução da indústria 4.0. Exemplos dessas tecnologias são a internet 5G, os aplicativos para celular para os mais diversos assuntos da vida prática, o avanço da tecnologia IOT (Internet das coisas) e a inteligência artificial.

Parte dessas tecnologias foi incorporada em nossos aparelhos de celular, os smatphones, que são na verdade verdadeiros computadores na palma de nossas mãos. Portanto uma inovação tecnológica avassaladora que invadiu nossa vida de uma forma irreversível.

Essa inovação tecnológica que está cada vez mais incorporada em nossa vida diária, seja em nossos eletrodomésticos, em nossos veículos e em nossos celulares têm mudado muito nossas vidas, no sentido de facilitar nossas ações diárias. Podemos realizar pagamentos de contas nos aplicativos dos bancos pelos nossos celulares sem precisar ir a uma agência bancária, podemos estudar via EAD sem precisar ir a uma escola ou faculdade, assim como podemos fazer uma consulta com um médico pela tele-medicina, onde as consultas já podem ser feitas com um médico via conversa por vídeo.

Um dos grandes desafios para os novos gestores que assumiram seus mandatos de prefeito neste ano de 2021 é: “Como incorporar as novas tecnologias para melhorar os serviços públicos oferecidos à população do seu município?”. Mas para que isso aconteça é preciso investir nessas tecnologias, como por exemplo, liberar o wifi nos equipamentos públicos (unidades de saúde, escolas, Cras, etc.); e também nos espaços públicos (praças públicas, monumentos históricos, biblioteca municipal, etc.).

Só para se ter uma ideia do atraso tecnológico de muitas prefeituras do ES, a maioria não tem internet acessível ao público nem nos seus próprios prédios. Poucas estão com internet liberadas em alguns equipamentos e espaços públicos, e nenhuma tem internet pública e gratuita em toda a cidade, nem mesmo Vitória tem, que é a capital do Estado do Espírito Santo. Enquanto algumas cidades do Brasil já discutem a ideia de “cidade inteligente” (Smart City), totalmente cobertas pela internet, nós aqui no ES ainda sonhamos com isso.

Mas precisamos avançar, e os novos prefeitos que estão chegando com muita vontade de fazer, e animados para mudar a realidade de seus municípios; precisam investir nesse avanço tecnológico. A população que possui telefones celulares (smartphones) com acesso à internet, ou parte dela, que além desses celulares consegue assinar os pacotes de internet em suas residências; está mais exigente e cobrará cada vez mais eficiência da gestão pública. E os novos prefeitos eleitos ou reeleitos para a gestão municipal 2021/2024 só serão capazes de dar respostas, se investirem nessas novas tecnologias para melhorar e facilitar a vida da população local.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -