Uma aluna da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) encontrou uma larva na marmita servida pelo Restaurante Universitário (RU), no campus de Maruípe, em Vitória. A péssima experiência aconteceu nesta sexta-feira (6), durante o almoço.
A reportagem do MovNews recebeu o vídeo, que também circula nas redes sociais, em que a estudante mostra o bicho no meio do macarrão. Na gravação, a aluna relata que o caso aconteceu mais de uma vez, ao dizer “de novo”.
O que diz a Ufes
A reportagem do MovNews procurou a Universidade para se posicionar sobre o caso e recebemos a seguinte nota:
Segue o posicionamento da Universidade:
“A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), por meio da Diretoria de Gestão de Restaurantes (DGR) da Ufes, informa que está ciente do problema e já emitiu uma notificação à empresa fornecedora das refeições.
Desde o semestre letivo 2021/2, os Restaurantes Universitários (RUs) retomaram seu funcionamento fornecendo refeições pré-acondicionadas (marmitas), que podem ser consumidas nas instalações dos restaurantes ou retiradas para “viagem”. Essa foi uma medida temporária e o contrato com a empresa fornecedora de marmitas já está em fase de finalização.
A Proaeci afirma que está realizando todos os esforços para regularizar o fornecimento de refeições por meio de produção própria nos RUs, o que ocorrerá tão logo as equipes das empresas contratadas estejam aptas para iniciar os trabalhos.
Conforme comunicado divulgado esta semana no portal da Ufes, a previsão é que o início do fornecimento de refeições por meio de produção própria, ocorra no dia 23 de maio nos RUs dos campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus*, com atendimento no sistema prato e bandeja (self-service).
A Proaeci orienta aos usuários que, caso encontrem qualquer irregularidade nas marmitas, comuniquem à equipe do restaurante, que providenciará a substituição imediata da refeição e adoção de outras medidas cabíveis.”
*Os RUs do campus de Alegre e da unidade de Jerônimo Monteiro retomarão suas atividades com o fornecimento de refeições a partir da próxima segunda-feira, 9.
Vale lembrar que desde de novembro de 2021, os Restaurantes Universitários (RUs) estão fornecendo as refeições de forma pré-acondicionada (em marmitas), que podem ser consumidas nos salões de refeição dos restaurantes ou retiradas para viagem. O valor de cada almoço/jantar é de R$ 5 para estudantes (existem alunos que não pagam) e R$ 9,50 para servidores.