quinta-feira, 7 de julho de 2022
26 C
Vitória

Defesa Civil Nacional alerta para onda de frio intenso no Brasil a partir desta segunda-feira (16)

A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta para a onda de frio intenso que deve atingir variadas regiões do Brasil, a partir desta segunda-feira (16). Dados divulgados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), indicam a presença de uma massa de ar frio com origem Polar que deve se estender pela região Sul e, durante a semana, influenciar as temperaturas da região Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. 

Na região Sudeste, tendências iniciais indicam que tendências iniciais apontam que essa massa de ar polar deve avançar sobre o Espírito Santo entre terça-feira (17) e quarta-feira (18).

 

Nos estados de São Paulo e Minas Gerais o frio chega mais cedo, a partir de segunda-feira (16), com possibilidade de geada no estado até o dia 23 de maio. O mesmo deve ocorrer na região Centro-Oeste, que também tem previsão de geada para o sul do Mato Grosso do Sul até a mesma data.

No Norte do país, as temperaturas mais baixas devem alcançar os estados de Rondônia e Acre. 

Recomendações para o frio 

Com as baixas temperaturas, a Defesa Civil recomenda que defesas civis estaduais e municipais adotem ações de preparação e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

Segundo o Técnico em Metereologia do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), Tiago Schnorr, diante do cenário, é recomendado uma atenção especial para as populações mais vulneráveis: pessoas em situação de rua, idosos, crianças e enfermos. “Mantenha-se protegido e bem agasalhado, consuma bastante líquido e evite locais fechados e de grande circulação. Em locais mais frios, deve-se manter a atenção também com os animais de estimação, principalmente no período noturno”, destaca. 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -