segunda-feira, 16 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Natureza e turismo são opções de carnaval sem folia em Vitória e Vila Velha

Por mais um ano, o Carnaval é realizado sem Marchinhas, sem trios, sem folia, sem a animação dos blocos de rua, sem os encantos das Escolas de Samba e sem aglomerações. Com o aumento de casos de Covid-19, proporcionado pela variante ômicron, a festa mais uma vez precisou ser adiada. 

Apesar das festas não acontecerem como antigamente, o feriado foi mantido e para quem não conseguiu viajar e não quer ficar em casa, o MovNews separou opções gratuitas de atividades em Vitória e Vila Velha, com o objetivo de proporcionar passeios ao ar livre, sem o risco de contaminação pela Covid-19. Confira:

Vitória

Parque da Fonte Grande – Mirante Sumaré

No período do feriadão em Vitória, os parques podem ser uma ótima opção para observação da natureza, lazer e momentos agradáveis entre família e amigos.  A prefeitura de Vitória informou que somente na quarta-feira de cinzas (2) esses locais estarão fechados para manutenção.

São 11 parques urbanos, que oferecem recreação, turismo, esportes e outras atividades, e seis parques naturais, destinados a promover a preservação de ecossistemas de grande relevância ecológica, perfeitos para quem busca momentos de contemplação ou atividades como caminhadas em trilhas pela Mata Atlântica.

Além disso, dois parques urbanos na cidade possuem Pracães, espaços exclusivos para cães, onde estes animais podem circular sem coleiras: Atlântica Parque, em Jardim Camburi; Parque Municipal Pianista Manolo Cabral (Chácara Paraíso), em Barro Vermelho.

Confira a lista de Parques Urbanos em funcionamento nesta terça-feira (1)

Os parques urbanos vão ficar abertos ao público sábado, domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, das 5 às 22 horas. Excepcionalmente na quarta-feira de Cinzas, ficarão fechados das 9 às 17 horas.

Parque Pedra da Cebola – Entre as ruas Ana Vieira Mafra e João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e a Avenida Fernando Ferrari

Parque de Barreiros – Acesso pela Rodovia Serafim Derenzi ou pela Rua Mestre Ângelo, em São Cristóvão. Telefone: (27) 3382-6598 e 3345-1332.

Parque Pianista Manolo Cabral – Antiga Chácara Paraíso. Acesso pela Rua Chapot Presvot, Praia do Canto ou pelas ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no Barro Vermelho. Telefone: (27) 3315-2754

Horto de Maruípe – Avenida Maruípe, Maruípe. Telefone: (27) 3382-6593

Parque Padre Alfonso Pastore – Parque aberto, formado por cinco praças entre as avenidas Nicolau Von Schilgen, Antônio Borges ou Construtor Davi Teixeira. Telefone: 3382-6539

Parque Moscoso – Avenida República, Centro. Telefones: (27) 3381-6819/3382-6568

Atlântica Parque – Parque aberto, na Avenida Dante Michelini, próximo ao Viaduto Araceli Crespo, em Jardim Camburi

Parque Barão de Monjardim – Acessos pelas ruas Engenheiro Alencar Araripe, no Bairro Santa Cecília; Flávio Abaurre, em Bairro de Lourdes; e José Francisco Bertholdo, no Bairro Santos Dumont.

Centro de Esportes e Lazer de Eucalipto – Acessos pelas ruas Monsenhor Raymundo Pereira Barros e Areobaldo Bandeira, no Bonfim.

Parque Mangue Seco – Acessos pelas ruas Laury Tavares e Benedito Muniz, em Santa Martha

Parque Cultural Reserva Vitória – Parque aberto, possui área de lazer e circuito de obras de arte. Fica na Avenida Marília Scarton Coutinho, na Enseada do Suá, próximo ao acesso à Ilha do Boi.

Confira a lista de Parques Naturais em funcionamento nesta terça-feira (1)

Os parques naturais vão funcionar no sábado, domingo, segunda e terça-feira de Carnaval. Na quarta de Cinzas, ficarão fechados para manutenção o dia todo.

Parque da Fonte Grande – Quem está a pé ou de bicicleta pode chegar ao local passando pela rua Antônio Dell Antônia, em Fradinhos, ou pela rua Alziro Viana, no Centro. Quem está de carro ou de moto pode seguir pela rodovia Serafim Derenzi ou pela Estrada Tião Sá, no bairro Grande Vitória. Telefone: (27) 3382-6576. Horário de funcionamento: 8h às 17h.

Parque de Tabuazeiro – Chega-se ao parque pela Rua Santos Dumont, no Bairro Tabuazeiro. O parque fica na esquina com a rua Jácomo Forza. Telefone: (27) 3132-7291. Horário de funcionamento: 8h às 17h.

Parque Von Schilgen – Avenida Saturnino de Brito, 595, Praia do Canto. Telefone: (27) 3235-9862. Horário de funcionamento: 8h às 17h. Horário de funcionamento: 8h às 17h.

Parque Dom Luíz Gonzaga Fernandes – Parque aberto, na Rua do Manguezal, no Bairro Redenção. Horário de funcionamento: 8h às 17h.

Parque Vale do Mulembá – Acesso pela Rua Miguel Arcânjo Moreira, no Bairro Joana D’Arc. Horário de funcionamento: 8h às 17h.

Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Mata Paludosa (antiga Fazendinha) – Rua Eugênio Pacheco de Queiroz, em Jardim Camburi. Telefone: (27) 3237-2405. Horário de funcionamento: 7h às 18h.

Vila Velha

Farol de Santa Luzia. Foto: PMVV

Em Vila Velha, todas as atividades terão fiscalização integrada da Guarda Municipal, além de retenção de eventos e aglomerações, isso porque as festas de carnaval na cidade não foram liberadas pela Comissão Municipal de Eventos (Comune), devido ao atendimento da orientação e legislação estadual relacionada à matriz de risco de contágio de Covid na qual o município se encontra atualmente. 

Porém, sete opções de parques, turismo ou esporte ao ar livre estão abertas a partir desta terça-feira (1) na cidade para os moradores e visitantes que querem aproveitar o feriadão em Vila Velha com responsabilidade. 

Confira a lista de parques e opções de turismo em funcionamento esta terça-feira (1) e quarta-feira (2)

Casa da Memória – aberto nesta terça (1º), das 10h às 16h. Quarta (02), fechado para manutenção. 

Museu Atelier Homero Massena –  Aberto  quarta (02), das 10h às 16h. Fechado de segunda a terça.

Farol Santa Luzia – aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que o último grupo de visitantes entra até às 16h30. Segunda fechado para manutenção.

Igreja do Rosário – Igreja mais antiga em funcionamento no Brasil (sua construção foi iniciada em 1535, ano da chegada dos colonos portugueses liderados por Vasco Fernandes Coutinho ao Espírito Santo), a Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada na Prainha, recentemente, foi completamente restaurada. Horário de funcionamento: Fechado nesta segunda e terça de carnaval. Reabre na quarta-feira de cinzas das 09h às 17h. Telefone: (27) 3239-3113.

Parque Morro da Manteigueira – O Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizado no bairro da Glória, funciona no horário das 8h às 17h. O Parque possui uma área de 168 hectares, trilhas, sede administrativa, estacionamento, gruta do morcego, Pedra do Urubu, dentre outras belezas naturais. Entrada franca.

Monumento Natural Morro do Moreno – O Morro do Moreno é um dos mais visitados pontos turísticos da Grande Vitória. Seus mirantes naturais oferecem ao visitante um visual deslumbrante de toda Vila Velha e de parte dos municípios de Vitória e Serra. Entrada franca.

Parque Urbano de Cocal – O parque tem parquinhos infantis, academias populares, pistas de caminhada, áreas verdes, quadras poliesportivas, estacionamento em seu entorno dentre outras opções. O Parque fica localizado no bairro Cocal e funciona das 7h às 21h. Entrada franca.

Projeto Praia Legal – Os serviços voltam normalmente no dia 03/03.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -