sábado, 21 de maio de 2022
24.9 C
Vitória

Guarda Municipal de Vila Velha recupera 85 veículos em apenas 3 meses

A Guarda Civil Municipal de Vila Velha não tem dado refresco para os criminosos. Em apenas três meses, os agentes conseguiram recuperar 85 veículos que foram objetos de furtos e roubos.

É importante mencionar que o número é mais do que o dobro do registrado no ano passado. No quantitativo, a Guarda recuperou 39 veículos, entre eles carros e motos, que foram retirados das ruas da cidade e devolvidos aos donos.

A atual marca foi alcançada nesta terça-feira (29), quando uma motocicleta com restrição de furto e roubo foi recuperada pelo grupamento de motopatrulha da Guarda no bairro Vila Batista.

“Nossa Guarda está motivada e os números mostram que ela está cada vez mais preocupada em proteger a cidade. É um trabalho em conjunto, com investimentos, que a cada dia torna a nossa Guarda orgulho da cidade”, destacou o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.

Este ano, foram 54 veículos recuperados entre janeiro e fevereiro e, neste mês de março, até esta terça-feira (29), outros 31 veículos saíram das mãos dos criminosos. A título de comparação, em janeiro de 2021, a Guarda recuperou 14 veículos. Já em fevereiro daquele ano foram 7 e, em março, 18 carros e motos.

Veículo 85 recuperado

Um homem de 37 anos foi preso, em flagrante, com várias chaves usadas para furtar veículos, durante perseguição no bairro Vila Batista, em Vila Velha, na tarde desta terça-feira (29). A prisão foi efetuada por equipes de motopatrulha da Guarda Municipal. O indivíduo resistiu à prisão e tentou fugir mesmo algemado. A Guarda conseguiu conter o meliante.

A abordagem aconteceu durante patrulhamento pelo bairro. Os guardas desconfiaram da moto que o indivíduo pilotava e da placa do veículo. Na garupa, uma caixa com dois capacetes, além do usado pelo suspeito. Ao receber voz de prisão, o homem tentou fugir, em alta velocidade, por ruas e becos do bairro, colocando moradores em risco.

Os guardas acompanharam a moto e, ao entrar em uma viela, o suspeito jogou a moto no chão, tentou correr por um terreno baldio e por fim foi preso. O inspetor Neto, que integrou a equipe na ocorrência, disse que o homem resistiu e não colaborou com a identificação.

“Fizemos todo o percurso com cautela e quando foi necessário fizemos rapidamente a abordagem. Ele resistiu à prisão, se jogou no chão, tentou correr mesmo algemado, mas não conseguiu. Durante nossos questionamentos usou outros nomes, na tentativa de não ser identificado”, relatou o inspetor Neto.

Com o indivíduo foram encontradas quatro chaves, que são chaves adulteradas, usadas para forçar trancas e sistema de ignição de veículos, para cometer crimes de furto e roubo. Além disso, após consulta, os guardas constataram que a moto conduzida pelo elemento tinha restrição de furto e roubo. A Honda CG, 125cc, de cor prata, possuía emplacamento grosseiro, formato artesanal.

3 veículos recuperados

Na última sexta-feira, três veículos foram recuperados no mesmo dia em um intervalo de poucas horas entre um e outro. O primeiro foi um Toyota Corolla roubado durante a manhã, no bairro Novo México, por volta das 9h. O carro foi encontrado no Ibes, três horas depois, por equipes da motopatrulha. À tarde, outros dois veículos, um carro e uma moto, foram localizados. Um deles após perseguição e se envolver em acidente.

O carro tomado em um assalto e apontado por testemunhas como sendo usado em outros crimes na cidade foi perseguido por equipes da motopatrulha, após acionamento da Muralha Eletrônica. Na fuga os criminosos perderam o controle do carro, já em Cariacica, na saída da Rodovia Leste-Oeste, e bateram contra o muro de uma casa. Os suspeitos conseguiram fugir.

Poucos minutos depois outra equipe da Guarda localizou uma moto, sem placa, com restrição de furto e roubo, no bairro Boa Vista. Um dia antes o veículo havia sido furtado no bairro Santa Inês.

Todos os carros e motos recuperados foram removidos por guincho da Guarda e encaminhados para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde foram registradas as ocorrências e ficaram apreendidos.

Muralha Eletrônica

A Muralha Eletrônica é um sistema de cerco eletrônico viário, de monitoramento de veículos, com identificação por placa, modelo e cor do veículo. O sistema vigia 24h as entradas e saídas da cidade, além de pontos estratégicos, flagrando veículos com restrição de furto ou aqueles com fundada suspeita de uso por criminosos, além de possíveis automóveis e motos clonados.

Ao todo, serão 19 pontos e 53 pistas monitoradas, num link direto com a Central de Monitoramento da Guarda Municipal, que opera o sistema. O objetivo é reduzir furtos e roubos de veículos na cidade, mas também auxiliar no monitoramento de outros crimes.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -