quinta-feira, 25 de abril de 2024
27.2 C
Vitória

Arquidiocese de Vitória dá início a Quaresma com missa na Catedral

Tempo de penitência, jejum e oração. Assim os cristãos católicos resumem o início da Quaresma, que começa nesta quarta-feira (2). O período tem a duração de 40 dias e se estende até o Domingo da Páscoa, que neste ano irá cair no dia 17 de abril.

O número 40 é representativo e está ligado a algumas passagens bíblicas que contam a história do povo de Deus que peregrinou por 40 anos pelo deserto em busca da Terra Prometida; os 40 dias em que o profeta Elias caminhou até a Montanha de Deus e, principalmente, os 40 dias que Jesus permaneceu no deserto em preparação à sua vida pública.

Na Catedral de Vitória, localizada no centro da capital, dezenas de fiéis marcaram presença na primeira das três missas que serão realizadas no local e que marcam o início da quaresma. Após o final da celebração, cinzas bentas são colocadas na cabeça dos fiéis, e significam o arrependimento dos pecados e volta para Deus.

O Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, que tem a Catedral Metropolitana como Matriz, padre Renato Criste Covre, explicou que o período de 40 dias da quaresma é um tempo oportuno que os fiéis têm para se prepararem para festa mais importante dos cristãos que é a páscoa. Além disso, que funciona como um retiro anual de conversão, um forte apelo de Deus para que os cristãos possam fazer uma mudança sincera de vida.

“Todos nós somos interpelados pela palavra de Deus a alcançar uma vida nova, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito comunitário, e deste modo celebrarmos a vida nova com Cristo, aquele que venceu o pecado e a morte”, disse o padre

A fiel Vanusa Lima Rodrigues participou da missa na Catedral de Vitória e destacou que para os cristãos católicos esse é um momento muito importante, onde se retiram, assim como Jesus se retirou nos seus 40 dias. Ela explicou que é colocado em prática a abstinência, o jejum, a caridade, em um momento de reconciliação com Jesus.

“No dia a dia estamos na correria e precisamos desse tempo. O jejum que fazemos é sempre com intenção para algo e no momento estamos pedindo a paz na guerra, e pelas pessoas que ainda sofrem com a Covid-19. A gente vivencia esse momento com muita intensidade, com muita oração. Quem puder fazer fica o convite, porque quando terminam esses quarenta dias a gente sai preparado para continuar a nossa missão, tanto fisicamente e principalmente espiritualmente”, disse Vanuza.

Campanha da Fraternidade

Com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, a Arquidiocese de Vitória, realiza no próximo domingo (6), um Ato Público para marcar o início da Campanha da Fraternidade. Essa é a terceira vez que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe a educação como tema da Campanha, também escolhido em 1982 e 1998. O objetivo  é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

Para o ato foram convidados Fóruns da Sociedade Civil, Coletivos Juvenis e Estudantis, Movimentos Populares e do Campo e Centrais Sindicais. Para o Pe. Kelder Brandão, Vigário do Vicariato para Ação Social Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória, o foco principal da Campanha será a defesa da educação em diversos âmbitos, iluminando-a com a Palavra de Deus para encontrar e redescobrir meios eficazes de fazer com que ninguém seja excluído de um caminho educativo.

Neste início de ano letivo para os estudantes, a igreja também está realizando uma ação para arrecadar kits de materiais escolares, que serão destinados às famílias vulneráveis atendidas pela Pastoral da Criança.

O padre Renato Criste Covre explicou que o tema escolhido é um apelo para que cada um de nós, e sobretudo aqueles que exercem uma autoridade política, possamos nos comprometer em promover uma educação integral, de modo em que crianças, adolescentes e jovens possam crescer e desenvolver suas habilidades e colaborar com o bem comum.

“Neste ano, a igreja nos chama a atenção para voltarmos especialmente o nosso olhar para a questão da educação, os desafios, os problemas, e apontarmos assim soluções. A igreja particularmente sempre contribuiu com o tema da educação, sempre esteve muito ligada e relacionada a formação dos indivíduos. É oportuno que nós como igreja, possamos promover uma educação integral, resgatando os valores essenciais para a vida e também promovendo aqueles que se dedicam ao ensino”, destacou o padre.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -