quinta-feira, 19 de maio de 2022
20.9 C
Vitória

Vila Velha mantém prorrogação de vencimento do IPTU até maio

Em Vila Velha, o vencimento do IPTU permanece com prazo estendido até maio. Desde 2020, como medida para conter os impactos econômicos causados pela pandemia do coronavírus, os contribuintes, que geralmente pagam o imposto em março, contam com mais dois meses para organizar as finanças e quitar a dívida.

Apesar dos prazo estendido, os vilavelhenses vão amargar com um aumento de mais de 10% no valor do imposto. A prefeitura do município alegou que, como determina a lei, foi feita a correção monetária, aplicando- se o IPCA-E de 2021, que foi de 10,42%.

O secretário de finanças de Vila Velha, Bruno Negris afirmou a importância de se manter a prorrogação do vencimento, visto que, a pandemia ainda não terminou e suas consequências permanecem.

“Entendemos ainda que os aspectos da pandemia não foram afastados e a prorrogação facilita para que o contribuinte tenha uma gestão financeira mais equilibrada, considerando que no início do ano, as pessoas têm muitas despesas”. Destacou.

 A extensão do prazo, segundo o secretário contribui “para evitar inadimplência e pagamento de multa. Quando o contribuinte chega nesta condição fica ainda mais difícil a cobrança deste imposto”, disse.

Apesar do aumento da taxa, a prefeitura vai conceder desconto de 8% para quem pagar em cota única até o dia 10 de maio, o boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo de 2022. Ambos estão disponíveis no site da Prefeitura de Vila Velha.

O secretário explicou as vantagens do pagamento da taxa única.

“Quando você não paga à vista, as chances de errar ou esquecer as parcelas subsequentes são muito grandes.  Um desconto de 8% é muito representativo, às vezes as pessoas não fazem uma conta, mas você imagina deixar o seu dinheiro, caso possa pagar à vista, em uma aplicação financeira em um raio de sete meses, ele não chegará a 3%. No entanto, o seu desconto a vista é em torno de 8%, então tem um ganho econômico”, detalhou.

Pagamento via PIX

A partir de agora, o boleto contará com a opão de pagamento via Pix. Este ano, a Prefeitura vai enviar o carnê de pagamento para as casas do município pela última vez. A partir de 2023, os contribuintes terão acesso ao documento por meio on-line. O secretário afirmou que a modernização na comunicação será prioridade do município e já está em fase final.

Os contribuintes poderão acessar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), preferencialmente pela Internet, no site da PMVV ou no Setor de Arrecadação da Secretaria Municipal de Finanças.

“Vamos usar os e-mails cadastrados no banco de dados da prefeitura para enviar essa comunicação também. Mas o boleto só será retirado no site, para evitarmos fraudes. Então nós estamos trabalhando essa ampliação e também daremos início a campanha de divulgação do IPTU, usando todos os instrumentos que temos disponíveis para levar a informação ao nosso contribuinte”, concluiu.

Confira o cronograma de pagamento do IPTU 

Cota única: 10/05/2022

1ª parcela: 10/05/2022

2ª parcela: 10/06/2022

3ª parcela: 11/07/2022

4ª parcela: 10/08/2022

5ª parcela: 12/09/2022

6ª parcela: 10/10/2022

7ª parcela: 10/11/2022

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -