sábado, 21 de maio de 2022
24.9 C
Vitória

Municípios capixabas cancelam blocos de rua e festas de Carnaval

A maioria dos municípios capixabas cancelou os blocos de rua e eventos privados para este feriado de Carnaval. Isso pelo fato do aumento exponencial de casos e mortes em decorrência da Covid-19, entretanto, muitos eventos carnavalescos serão realizados de forma fragmentada em algumas cidades capixabas.    
O Governo do Estado recomendou aos município no mês passado, a cancelarem o Carnaval, grandes shows e grandes eventos no Estado devido ao recente aumento de casos de Covid-19 e de gripe. Na época, Nésio Fernandes, secretário estadual de Saúde, disse que os municípios que não seguissem a recomendação deveriam apresentar embasamento técnico, levando em conta dados epidemiológicos que sustentassem a decisão. 
A secretaria de Saúde informou ainda que aconselhou aos municípios que em eventos menores em casas de shows, sejam adotadas medidas sanitárias para evitar a transmissão do vírus, como por exemplo, a exigência do passaporte vacinal. 
Veja quais prefeituras do Espírito Santo decidiram acatar as recomendações do Estado sobre as festas de carnaval.
Vitória
A Prefeitura de Vitória decidiu cancelar os blocos de rua, além da proibição de vendedores ambulantes. De acordo com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), a administração municipal não consegue controlar a quantidade de pessoas num bloco de rua, com isso decidiu vetar os tradicionais festejos pelas avenidas da capital.
“Não temos condição de realizar os blocos de rua. Não tem segurança sanitária, de acordo com o cenário epidemiológico e o controle de pessoas vacinadas. Não temos como dar esse passo agora”, disse.
Os desfiles das Escolas de Samba de Vitória, foram adiadas para abril, segundo Prefeitura de Vitória. Foto: Thiago Santos
O carnaval no Sambão do Povo, que tradicionalmente é realizado no final de semana anterior aos desfiles do Rio e de São Paulo, foi transferido para os dias 7, 8 e 9 de abril
Vila Velha
Depois de longa indecisão sobre se ia ou não cancelar o carnaval, na tarde de ontem (23), a Prefeitura de Vila Velha anunciou o cancelamento das festividades. A cidade foi a última na Grande Vitória a decidir suspender os eventos carnavalescos. 
Foi publicado no Diário Oficial municipal a determinação da suspensão dos tradicionais blocos de rua que costumam levar multidões às ruas do Centro e também na orla, em Itaparica, Itapuã e também na Barra do Jucu. O cancelamento veio depois de reuniões técnicas entre as secretarias de Saúde e de Cultura e Lazer. 
Apesar do cancelamento das festividades no município, a prefeitura decidiu manter o ponto facultativo e o feriado de Carnaval.
Serra
Por meio de nota, a Prefeitura da Serra divulgou que os tradicionais blocos de rua estão vetados no município. No entanto, as festas particulares seguem permitidas, mas seguindo as normas sanitárias exigidas pelo Governo do Estado. Segundo o comunicado, quem desobedecer o decreto municipal será multado.
Cariacica
A Prefeitura de Cariacica decidiu cancelar festas em locais abertos e fechados. Segundo a prefeitura, a cidade seguirá a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em não realizar festividades neste período de aumento dos casos de Covid no ES.
Guarapari
A Prefeitura de Guarapari anunciou que os eventos de rua estão cancelados e que não montará programação de carnaval.
Anchieta
A Prefeitura de Anchieta decidiu cancelar eventos em espaços públicos e privados, como bares e quiosques. No principal ponto turístico da cidade, o Balneário de Iriri, hotéis e pousadas estão liberados para realizar eventos exclusivos para hóspedes.
São Mateus
Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, é outro destino turístico tradicional no Espírito Santo durante o período de carnaval. Em 2022, porém, as festividades nas ruas da cidade estão proibidas.
Outras cidades do Norte
Linhares, Aracruz e Conceição da Barra, que contam com eventos tradicionais de carnaval, também decidiram cancelar as festividades carnavalescas. 
Marataízes
Única cidade do litoral do Espírito Santo que autorizou eventos públicos e privados. De acordo com a prefeitura, esta decisão ainda pode mudar, já que o município entrou na classificação de risco moderado para a Covid-19 no novo mapa de risco divulgado pelo Governo do Espírito Santo.
Servidores estaduais terão feriado
Mesmo com a recomendação da Sesa em cancelar as festividades do Carnaval por todo o Estado, o governador Renato Casagrande (PSB) decretou ponto facultativo nos dias 28 fevereiro, 1° e 2 de março; segunda, terça e quarta da semana que vem.
O decreto é válido para servidores da administração direta e indireta do Espírito Santo. No entanto, policiais e hospitais irão manter os trabalhos para atender a população.
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -