quinta-feira, 18 de abril de 2024
23.3 C
Vitória

Qualifica ES oferece mais de 51 mil vagas em cursos profissionalizantes em VV

Em Vila Velha, mais de 51 mil vagas foram abertas para cursos de qualificação profissional oferecidos pelo programa Qualifica ES. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social. As inscrições vão até o dia 31 de março e podem ser realizadas através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A ideia do Qualifica ES é proporcionar oportunidades de melhoria do currículo e recolocação no mercado de trabalho para moradores dos municípios do Estado. 

Para concorrer às vagas gerais é preciso ter idade mínima de 16 anos completos na data da matrícula, residir no município onde o curso será realizado e ser alfabetizado. Nos cursos da área de saúde, a idade mínima necessária é de 18 anos. 

Os cursos oferecidos serão presenciais e online. Alguns deles, como o de maquiagem, por exemplo, serão ministrados na Unidade Municipal de Ensino Fundamental “Professor Paulo César Vinha”, no bairro Terra Vermelha. Outros acontecerão no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do bairro Alvorada e no CRAS do bairro Jardim Asteca.

A gerente da proteção social básica de Vila Velha, Joana Miranda, explica que as atividades presenciais para qualificação profissional estão retornando agora e incentiva a participação, para que por meio do conhecimento as pessoas tenham condições de sair da informalidade e tenham mais chances de sucesso no mercado de trabalho.  

“A qualificação profissional com esses cursos é sempre interessante, porque é uma forma de superar a vulnerabilidade social. Além de ajudá-los, para que eles entrem no mercado de trabalho, porque alguns trabalham na informalidade por não terem a qualificação”, explicou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha,  Everaldo Colodetti, destacou a importância de parcerias com o Governo do Estado e Sebrae, no sentido de levar profissionalização para a sociedade, principalmente, porque o município ainda não dispõe de iniciativas de qualificação profissional próprias. 

Nós estamos trabalhando para ter uma estrutura que ofereça cursos para as pessoas. Por meio das demandas do Sine e do programa “Nossocrédito” fazemos um diagnóstico e levantamos as necessidades para criar cursos. Hoje, a prefeitura de Vila Velha, não oferece este serviço, mas conta com as parcerias com o Governo do Estado e o Sebrae, que atuam dentro da nossa estrutura”, ressaltou.   

Cursos ofertados pelo Qualifica ES

São 15 cursos de qualificação oferecidos no programa, entre eles estão as opções de Auxiliar Administrativo, Educação Especial e Inclusiva, Digital Influencers: Marketing de influência, Inglês Básico, Inglês Intermediário, Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas e outros. 

É possível conferir a lista com todos os cursos disponíveis pelo programa e as informações para realização da inscrição através do edital de seleção no site oficial do QualificaES: http://www.qualificar.es.gov.br/.

Programa Qualifica + Progredir 

Outra oportunidade de qualificação que o município tem oferecido com a parceria do Governo do Estado, é o programa Qualifica + Progredir que acontecerá no Ifes de Vila Velha e conta com uma bolsa de R$ 260 para o aluno selecionado. 

O programa tem o objetivo de ajudar o profissional  Microempreendedor Individual (MEI), além de prestar atendimento e inclusão produtiva dos beneficiários do Programa Bolsa Família

Segundo a gerente da proteção social básica de Vila Velha, Joana Miranda, os cursos são ofertados para maiores de 18 anos, terão duração 160 horas o que corresponde a três meses. As inscrições podem ser feitas em qualquer CRAS do município até o dia 31 de março. 

“É um curso de microempreendedorismo que vai ser realizado no Ifes mesmo e pode ser para qualquer pessoa do município. Basta estar no Cadastro Único, ter 18 anos e apresentar a declaração de ensino fundamental completo. O curso terá aulas práticas e teóricas e conta com uma bolsa de R$ 260 reais”, concluiu.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -