sexta-feira, 29 de março de 2024
29.4 C
Vitória

Instituto transforma a vida de mais de 500 pessoas em Jesus de Nazareth

Fazer o bem sem esperar nada de volta, esse é o principal objetivo do Instituto Mão na Massa, responsável por transformar a vida de inúmeras pessoas na comunidade do Nazareth, em Vitória. Com 23 anos de atuação, hoje, cerca de 500 pessoas dependem dos cursos de qualificação profissional desenvolvidos pelo Instituto.

Por meio do trabalho voluntário, a Instituição oferece programas assistenciais de combate à fome, acesso ao esporte, inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, presta assistência social integral às pessoas em contexto de vulnerabilidade social e promove ações de acesso à cultura, saúde, proteção básica, preservação do meio ambiente, geração de emprego e renda, esporte, alimentação saudável, sustentabilidade, defesa e garantia de direitos.

As ações do Instituto Mão na Massa tiveram início em 1999, quando foi realizada a “1ª Festa das Crianças” na parte alta da comunidade, região conhecida como Terreirão. O evento aconteceu por iniciativa da então agente comunitária, Maria Helena Pereira do Nascimento com o apoio de alguns vizinhos e moradores.

Dona Leninha, como era conhecido por todos no bairro,  percebeu a necessidade de fazer algo a mais para as crianças carentes de sua comunidade, e foi a partir desse sentimento que construiu o projeto que dura até hoje e ajuda tantas pessoas.

Hoje, o projeto cresceu e toda a família está envolvida, além de centenas de moradores da comunidade de Jesus de Nazareth, moradores de outras comunidades e voluntários de toda a Grande Vitória.

Dona Leninha, fundadora do Mão na Massa faleceu em julho 2020, por conta de complicações da COVID-19. Durante a pandemia ela trabalhou incansavelmente para ajudar as pessoas a enfrentar essa adversidade. Foram confeccionadas mais de 25 mil máscaras e distribuídas mais de 4.255 cestas básicas neste período. Após o falecimento, sua filha Fernanda Pereira assumiu o Instituto.

Dona Leninha, fundadora do Instituto, faleceu em 2020, depois de contrair covid. A Fernanda, sua filha, assumiu os trabalhos no Mão na Massa. Imagem: Divulgação do projeto.

“Hoje eu aprendendo a ser gestora de uma Instituição que passa por ela cerca de 500 pessoas, então é uma responsabilidade muito grande. Foi um pedido da minha mãe não deixar o Instituto acabar, o que ela passou pra mim é o que eu estou tentando passar para as pessoas que fazem parte do projeto”, disse Fernanda.

O Instituto ainda não é autossustentável, e depende de doações dos moradores, iniciativa privada, das organizações, de festas e almoços comunitários, venda de rifas, bingos e produtos das aulas de artesanato, para assim conseguir manter o projeto e dar continuidade as ações e atividades.

O projeto oferece diversos cursos profissionalizantes gratuitos para moradores da comunidade com o objetivo de colocar essas pessoas de volta ao mercado de trabalho para conseguirem ter uma renda mensal para sobreviverem. Além disso, também oferece oficinas de culinária.

O Instituto Mão na Massa oferece cursos profissionalizantes gratuitos para moradores da comunidade. Imagem: Instagram do Instituto Mão na Massa.

“Nossos voluntários e profissionais de várias áreas de atuação sempre são convidados para oferecer treinamentos em outras regiões do ES. Isso é gratificante, pois é o resultado de um trabalho sério e de amor, podendo oportunizar mais conhecimento, interação e uma melhor qualidade de vida às pessoas”, ressaltou Fernanda

Alguns dos cursos são: bombeiro hidráulico, pedreiro, auto maquiagem, maquiador, unha em gel, design de sobrancelha, corte e costura, aderecistas, confecção de tapetes decorativos. De culinária: frango desossado, salgados, brigadeiro, ovos de páscoa, reaproveitamento alimentar, chás e plantas medicinais, café Cremoso, biscoitos finos, entre outros.

Bairro Jesus de Nazareth

O bairro Jesus de Nazareth está localizado ao sul do município de Vitória com uma população de aproximadamente cinco mil habitantes. A maioria dos moradores autuam na atividade pesqueira.

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -