segunda-feira, 16 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Governo do Estado vai conceder benefícios do ICMS para empresas de Alegre

Governo do Estado concederá isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas aquisições de equipamentos à empresas vítimas da chuva em Alegre. O governador Renato Casagrande (PSB), esteve na cidade na manhã de ontem (17), para acompanhar os impactos das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

As empresas também terão 180 dias a mais para quitarem o pagamento do ICMS incidente sobre as operações ou prestações realizadas nos meses de fevereiro a abril de 2022.

Além disso, também poderá ser feito o parcelamento referente às operações, em até seis parcelas sem juros, multas ou demais acréscimos legais.

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, disse que farão de tudo para ajudar as pessoas da cidade a se reerguer. “Nós estamos solidários a todos os moradores e empresários atingidos pelas fortes chuvas. Sabemos que os empreendedores precisarão de ajuda para se reerguer e o começo dessa ajuda é a prorrogação do prazo das obrigações das empresas”, afirma.

No entanto, as medidas precisam ser analisadas e aprovadas pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) antes de entrarem em vigor.

O governador Renato Casagrande também anunciou que vai buscar outros benefícios para ajudar a população alegrense. “Os secretários estaduais da Fazenda estão se reunindo e vão discutir a questão do Rio de Janeiro – que também enfrentou fortes chuvas – e vamos fazer adesão a esse pedido. ”, disse.

Casagrande, disse que também irá solicitar ao Governo Federal a liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pessoas atingidas.

“Também estamos estudando outros benefícios, como o Cartão Reconstrução ES, que foi um instrumento criado pelo Governo do Estado para atender a famílias que perderam bens em decorrência de tragédias desse tipo”, acrescentou Casagrande.

Doações

Em razão da devastação em Alegre, diversas entidades estão se mobilizando para ajudar os mais necessitados no município. O prefeito, Nirrô, decretou situação de emergência, atualmente, tem 191 pessoas desabrigadas.

Prefeitura de Cariacica doando colchões e mantimentos para os desabrigados de Alegre. Foto: Divulgação.

Diversas prefeituras estão se mobilizando para ajudar a cidade a se reerguer. Cariacica enviou 100 cestas básicas e 100 colchões para amenizar os danos sofridos pelos desalojados. A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica (Semas) disponibilizou um espaço para arrecadar doações que serão entregues a quem precisa.

A Prefeitura de Cachoeiro, a exemplo de outros municípios do sul capixaba, enviou máquinas e servidores para a cidade de Alegre, para contribuir com a limpeza após chuvas.

Em nota, a Polícia Federal do Espírito Santo (PF-ES) disse que está arrecadando alimentos para as pessoas vítimas da chuva. Estão recebendo água, alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiênico, cobertores e afins.

Confira os locais para doação:

  • Banco de Alimentos Josué de Castro, avenida Glauber Rocha, 219, morada de Santa Fé, Cariacica;
  • Superintendência da Polícia Federal, Av. Vale do Rio Doce, 01 – São Torquato, Vila Velha;
  • Delegacia de Imigração, no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha;
  • Plantão no Aeroporto de Vitória;
  • Delegacia da Polícia Federal em São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim.
Trecho na BR 482 completamente interditado por causa das fortes chuvas em Alegre. Foto: Polícia Militar Ambiental.

Em apenas duas horas de chuvas intensas, casas, ruas e lojas estavam alagadas. Carros foram levados pela enchente e havia muita lama e deslizamento de terra. O comércio ficou fechado ao longo da tarde. As chuvas provocaram alagamentos, queda de árvores e falta de energia, obstrução de pontes e ruas ilhadas na área urbana.

O município segue com alerta de risco de fortes chuvas e de deslizamentos. Uma pessoa morreu soterrada após um muro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) cair e atingir a residência do ex-secretário de agricultura do município, José Luiz Albani.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -