sábado, 21 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

“Blitz do Consumidor” estará neste sábado (19), em Carapina Grande, Serra

Os moradores da Serra poderão participar neste sábado (19), da Blitz do Consumidor. Na ocasião, os interessados poderão fazer negociação de dívidas, cadastro nas tarifas sociais de água e energia, solicitar mudança na titularidade das contas, entre outros serviços que estarão disponíveis no local, além da emissão de carteira de identidade para pessoas acima dos doze anos de idade.

A ação é uma realização da Comissão de Defesa do Consumidor em parceria com o Procon Assembleia, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Os atendimentos estarão disponíveis de 8h30 às 13 horas, na  Igreja Assembleia de Deus Ministério Carapina, na Avenida Alpheu Ribeiro, número 1061.

A coordenadora do Procon Assembleia, Giovanna Chiabai,  explica que o atendimento começa na ação, mas que pode ter continuidade após os trabalhos. Ela complementa que, além de intermediar as negociações com a empresa, o projeto facilita o acesso do consumidor aos serviços.

“Será um projeto desenvolvido na forma de ‘Procon Itinerante’, que visitará os bairros levando, juntamente com o Procon, algumas empresas que quiserem participar. Inicialmente estamos indo com a Cesan e a EDP, visando renegociar dívidas já existentes ou que se acumularam por conta da pandemia. O que pode ser feito na hora é feito e o que não pode ser atendido na hora nós trazemos para o Procon e damos continuidade no atendimento e sempre mantendo contato com o consumidor”, afirma

Segundo o presidente do colegiado, Vandinho Leite (PSB), o projeto foi pensado em um contexto de pandemia e crise econômica, em que muitas pessoas no Estado perderam emprego e renda e estão tendo dificuldades para pagar contas básicas como água, luz e gás.

Para o deputado, diante dessa realidade, ações como a “Blitz do Consumidor” cumprem importante papel social. “Esse é o momento em que devemos levar à população a oportunidade de ela pagar seus débitos de maneira mais justa, sem que seu orçamento seja comprometido por completo. Também é importante garantir o acesso às tarifas sociais de água e energia, que barateiam, consideravelmente, o valor das faturas em cada mês”, afirmou.

Tarifas

Podem solicitar a tarifa social de energia as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa; pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BCP), bem como aquelas com doenças que precisem de usar equipamento que dependa do consumo de energia elétrica. Nesses casos, os descontos podem ser de até 65%.

Já a tarifa social de água, no modelo atual, pode ser solicitada pelas famílias inscritas no Bolsa Família, no Bolsa Capixaba, no BPC e em algumas faixas do Minha Casa Minha Vida. Os descontos nas faturas chegam aos 60%.

Documentos

Para a realização de cadastro nas tarifas sociais e outros atendimentos no Procon Assembleia, os moradores precisam comparecer ao local do evento levando os seguintes documentos: RG, CPF, faturas de energia e água, além de cartões dos programas sociais do Governo federal como Cartão Cidadão, Bolsa Família e BCP, caso receba algum desses benefícios.

Atendimentos

Além dos atendimentos realizado nos bairros por meio da “Blitz do Consumidor”, a população também pode buscar mais informações sobre as tarifas sociais em atendimentos presenciais realizado no Procon-Ales. Para isso , é preciso realizar agendamento pelo site da Assembleia Legislativa  escolhendo, em seguida, a opção “Agenda Fácil”. Lá, deverão ser escolhidos a data e o horário do atendimento.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -