segunda-feira, 16 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Consulado japonês doa 792 mangás à Biblioteca Pública do ES

Mangá é a forma como os japoneses tratam as histórias em quadrinhos.

Os 792 mangás doados à Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) pelo Consulado japonês marcam o início de projetos desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado. Com o objetivo de estimular a leitura, a divulgação da cultura e da língua japonesa, além de promover exposições e a criação audiovisual e de games, a disponibilização dos tradicionais quadrinhos da Terra do Sol Nascente é o primeiro passo de uma série de outros programas gestados na Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Nesta terça-feira (8), em solenidade no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande recebeu representantes da Fundação Japão, órgão pertencente ao Ministério de Relações Exteriores japonês; e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro. O ato marcou a entrega dos exemplares de mangás para a BPES, localizada no bairro Praia do Suá, em Vitória, e que agora tem um setor exclusivo dedicado aos mangás com diversos títulos traduzidos para o português. Para o titular da Secult, Fabrício Noronha, isso é só o começo.

O importante disso tudo é essa aproximação com o Consulado do Japão. É a terceira vinda deles ao Espírito Santo. Começamos ano passado numa articulação de interesses em torno dessas parcerias, não só em relação ao mangá, mas também em conteúdos audiovisuais, de animações japonesas, de outros conteúdos, de exposições em nossos espaços culturais”, disse Noronha, que destacou a importância do mangá para a cultura japonesa e a cultura Pop brasileira e mundial.

“O mangá é uma história em quadrinhos japonesa. É a forma que os japoneses chamam os quadrinhos. Eles têm uma grande tradição em torno dessa produção que se reflete também no cinema, nos animes, nas animações baseadas no mangá. Tem toda uma estética e que fala muito sobre a cultura japonesa, a cultura contemporânea também, e tem muitos fãs no Brasil, por conta do mangá em si e desses desdobramentos, como o anime e os games”.

Para Casagrande, a admiração brasileira pelos japoneses e sua cultura milenar ganha um importante reforço para alimentar o interesse pelas tradições orientais. Com a parceria iniciada, baseada também no fato de o Brasil ser o país com a maior colônia japonesa do mundo, consolidam-se os laços dos dois povos, alcançando ainda outras áreas do saber e da produção cultural.

“É um povo que enfrentou muitas dificuldades na história e sempre venceram com muita elegância, educação, cultura e respeito. Valorizam o ambiente familiar e respeitam a natureza. Quando recebemos esses mangás, nós damos oportunidade aos descendentes de japoneses e aos jovens capixabas de desfrutar um pouco mais da cultura japonesa, estreitando ainda mais nossa relação. Que essa parceria que estamos consolidando hoje, se estenda para outras áreas”, afirmou o governador durante o encontro.

As estratégias de divulgação da cultura japonesa abraçam exposições de objetos e artes orientais nos espaços culturais capixabas, criação, licenciamento e desenvolvimento de produções audiovisuais, tais como filmes e animes, games e mais. Tão importante quanto a disponibilização desse acervo em nossa biblioteca é esse estreitamento com o consulado e a fundação Japão para que outras atividades sejam desenvolvidas no Espírito Santo”, explica Noronha.

Representante da Fundação Japão em São Paulo, Masaru Susaki reforçou o objetivo de firmar vínculos em outros países. Agora, o Espírito Santo entra na lista de estados com bibliotecas estatais com o acervo de mangás – apenas oito em todo país têm a coleção. “Introduzimos nossa cultura para os brasileiros por meio das artes cênicas, música, literatura, exposições de arte tradicionais e contemporâneas e os mangás. Apenas oito bibliotecas estatais no Brasil contam com este acervo de títulos”, disse.

Serviço:

Biblioteca Pública do Espírito Santo

Avenida João Batista Parra, 165, na Praia do Suá, Vitória/ES

Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -