sexta-feira, 29 de março de 2024
26 C
Vitória

Bares e restaurantes vão passar a exigir o passaporte da vacina a partir da próxima segunda (31)

Com o crescimento da pandemia, o Governo do Estado e entidades do setor empresarial assinaram um termo de compromisso, que prevê, entre outras medidas, que bares e restaurantes vão passar a exigir o comprovante de vacinação em seus estabelecimentos. O anúncio foi feito na tarde desta quinta (27), no Palácio Anchieta, e passa a valer a partir de segunda (31).

De acordo com o termo, agentes das Vigilantes Sanitárias, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e dos Procons vão auxiliar na fiscalização. O documento, reforça algumas medidas que já estão em vigor como a utilização do uso de máscaras, de álcool gel e de procedimentos de higienização para reduzir os riscos de contaminação.

O documento prevê também medidas para eventos sociais, esportivos, corporativos, shows e afins. A partir da próxima semana, os estabelecimentos deverão respeitar o limite de público de 50% da capacidade de ocupação do espaço, no limite máximo de 1.200 pessoas. Nos municípios classificados em Risco Moderado, de acordo com o Mapa de Risco, fica limitado o público a 1.200 pessoas em locais fechados e 2 mil pessoas em locais abertos, respeitando a ocupação de até 50% da capacidade do referido espaço.

Além disso, organizadores de eventos deverão apresentar , juntamente com projeto do Corpo de Bombeiros, o planejamento do controle de acesso somente para pessoas com a vacinação em dia e as demais medidas de prevenção ao Covid-19.

“Bares, restaurantes, eventos e shows vão ter que exigir o passaporte de vacina. Só não será necessário em lojas. Devemos pensar em proteger as pessoas. É muito fácil baixar o aplicativo, Vacina e Confia. Nos lugares abertos teremos a fiscalização, mais orientativa, ensinando as pessoas a baixar o aplicativo”, disse o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande.

O documento reforça ainda, entre os empresário, a adoção de medidas para incentivar a vacinação contra o Covid-19 de seus funcionários, de seus clientes e da sociedade em geral. As medidas serão publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (27) e entram em vigor na próxima segunda-feira (31), juntamente com o novo Mapa de Risco da Covid-19.

Casos de Covid-19

O Espírito Santo registrou nesta quinta (27), 18.202 casos de Covid e mais 11 pessoas morreram em decorrência da doença.

De acordo com o portal Vacina e Confia 2.877.201 pessoas estão completamente imunizadas no Estado. Este número representa 81% da meta estabelecida pelo governo. Até agora, 3.264.666 pessoas foram vacinadas no Estado com a primeira dose de alguma vacina. Isso representa 95% da meta e 933.493 pessoas foram imunizadas com as três doses da vacina até hoje (27). Um total de 26% da meta.

A imunização das crianças segue sendo realizada pelos municípios. Até agora, 26.977 pessoas com idade entre 5 e 11 anos foram vacinadas. Este índice representa 6% da meta da campanha. Até o momento, foram vacinadas 292.058 crianças a partir de 12 anos e adolescentes até 17, com a primeira dose ou dose única da vacina. Isto representa 86% da meta.

Confira a lista das entidades que assinaram o termo de Compromisso com o Governo do Estado:
– A Festa

– Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC)

– Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)

– Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape)

– Associação Comercial do Centro de Vitória

– Associação das Academias de Ginástica do Espírito Santo (Acages)

– Associação dos Comerciantes da Glória (Uniglória)

– Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL Vitória)

– Espírito Santo Convention & Visitors Bureau

– Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)

– Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio)

– Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge)

– Sindicato dos Lojistas de Vitória (Sindilojas Vitória)

– Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -