sexta-feira, 29 de março de 2024
26 C
Vitória

Pacientes reclamam de demora no atendimento e filas nos PAs de Vitória

É uma tradição, a queda dos termômetros faz aumentar os casos de doenças sazonais registradas durante o inverno. As gripes, síndromes respiratórias e resfriados são comuns durante o período, mas, com o aumento dos casos de Covid-19, os capixabas têm corrido para os hospitais e salas de emergências para a confirmação do diagnóstico ou tratamento dos sintomas. 

A reportagem do Portal MovNews foi aos Prontos Atendimentos de São Pedro e Praia do Suá, em Vitória, e encontrou salas de espera com intenso fluxo de pacientes. Nos locais, a reportagem conversou com algumas pessoas para saber se estavam satisfeitas com o serviço prestado, além dos principais motivos para a procura pelo sistema de saúde. 

A pescadora Margareth Vânia, de 57 anos, aguardava há 4 horas para uma consulta de sua filha no Pronto Atendimento de São Pedro, entretanto, só havia passado pela triagem. Ela contou que os pacientes estavam sendo aconselhados a procurarem o posto médico de Santo Antônio.

“Estou aqui há muitas horas e eles só chamaram a minha filha para a sala de triagem, ainda vou ter que esperar muito para o raio-x que ela tem que fazer. Eles estão dizendo que estão com poucos médicos e até me falaram para ir até o posto de Santo Antônio, entretanto esse procedimento não é realizado no local”, relatou.

Silvana Oakes, de 50 anos, esperava há cerca de 2 horas para ser atendida em São Pedro. Ela afirmou que a demora é rotineira no local. “Está demorado, mas é aquele negócio: a gente tem que esperar para ser atendido”.

Silvana Oakes, de 50 anos esperou mais de 2 horas para ser atendida no pronto atendimento. Foto: Maria Clara Leitão

Mesmo com muitas reclamações, ao contrário de outros pacientes que aguardavam, o motorista Antônio Rodrigues, de 52 anos, não deixou de elogiar o atendimento. O filho William estava com dores no corpo, na cabeça e febre. Por conta dos surtos de gripe e aumento dos casos de Covid-19 e dengue, o responsável não deixou de levar o filho para realizar um atendimento médico.

Marcos Antônio Rodrigues, de 52 anos, estava no pronto-socorro acompanhando o filho. Foto: Maria Clara Leitão

A tarde foi muito diferente no pronto atendimento da Enseada do Suá. Por volta das 14 horas encontramos, mesmo com cadeiras cheias e muita movimentação, agilidade no serviço e pacientes satisfeitos. No local, não foi informado quantos médicos e enfermeiros atuavam durante a tarde.

A auxiliar administrativo, Eshilley Nascimento Cardoso, de 18 anos, procurou o local com sintomas característicos de Covid-19.

“Eu já tive a doença duas vezes e como estou com novos sintomas preferi não arriscar. Vou fazer um teste para verificar se é uma gripe ou um resfriado. Estou aqui há alguns minutos, mas pelo barulho do telão e a movimentação, parece que todos estão sendo atendidos bem rápido”, descreveu.

A reportagem procurou a Secretaria de Saúde de Vitória, mas até a publicação desta reportagem não teve retorno sobre a situação dos Pronto Atendimentos.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -