Polícia Federal cumpre mandados de prisão contra ex-diretores da Americanas

0

Policiais federais estão executando desde o início da manhã desta quinta-feira (27) dois mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão contra ex-diretores da empresa Americanas. Eles são acusados de envolvimento em fraudes contábeis que totalizam R$ 25,3 bilhões, de acordo com informações da Polícia Federal (PF).

Além dos mandados de busca e apreensão e de prisão, a Operação Disclosure também inclui o sequestro de bens e valores dos ex-diretores investigados, que somam mais de R$ 500 milhões.

As ordens judiciais foram emitidas pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, após investigações conduzidas pela PF, pelo Ministério Público Federal e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo a PF, as investigações contaram com a colaboração da atual diretoria da empresa. Os policiais descobriram que os ex-diretores da Americanas “cometeram fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, nas quais a varejista antecipava o pagamento a fornecedores por meio de empréstimos bancários”.

As investigações também identificaram “fraudes envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), que são incentivos comerciais normalmente usados no setor, mas que, neste caso, incluíam VPCs fictícias”, conforme comunicado da PF.

Os ex-diretores da Americanas, empresa atualmente em recuperação judicial, são investigados por crimes como manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Avatar
Bruna Jureves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui