As belezas de Matilde, um dos paraísos capixabas

 As belezas de Matilde, um dos paraísos capixabas

Foto: Reprodução

Hoje o Capixaba da Gema veio falar sobre um lugar lindo, que rende umas imagens fantásticas lá na nossa página.
Trata-se de Matilde, em Alfredo Chaves.

O Distrito fica a 18km do Centro de Alfredo Chaves e a 86km do Centro de Vitória, capital do ES.
Se você procura um lugar perto da Grande Vitória para passar um fim de semana, lá é “massa” viu?! Tem várias opções de pousadas, chalés, restaurantes com comida deliciosa. Lugar bem bucólico que merece ser visitado.
Por lá você pode visitar a Estação Ferroviária de Mathilde, que hoje é patrimônio histórico. Na estação tem loja de produtos da região, museu e salão de exposições.

Bem próximo dali fica o famoso Túnel de Matilde. O local, que tem grande valor histórico para o município, tornou-se um dos principais pontos turísticos da cidade. Os turistas que mais procuram o lugar são aqueles que gostam de adrenalina, afinal, fazer o trajeto do túnel é emocionante e desafiador.
Recebemos várias fotos dos nossos seguidores que amam esse lugar, que também é cenário de casais apaixonados em suas seções de fotos “Pré Wedding”.

Agora vem a campeã de visitas… A Cachoeira Engenheiro Reeve, ou simplesmente “A Cachoeira de Matilde”.
Recentemente teve uma reforma na escadaria que dá acesso a cachoeira, a construção de um portal para dar boas vindas aos visitantes e um deck, bem próximo a queda d’água.

Por causa dessa reforma o local ficou fechado, mas foi reaberto e te aguarda lá.
A descida pelas escadas e rampa tem uma paisagem incrível e você com toda certeza irá fazer belas imagens. Ao fim da rampa, foi construído o deck que, mesmo em pouco tempo, já viralizou nas redes sociais e tornou-se cenário para fotos que estão pocando!

Se você já visitou o lugar e fez aquela trilha massa até a queda d’água, não tenho notícia muito boa não. A descida está bem diferente de antes. Não sabemos se é por causa das fortes chuvas passadas ou se foi feito assim de forma proposital. Então… cuidado com a trilha.

É no distrito de Matilde (18 km do centro de Alfredo Chaves) que fica um dos patrimônios históricos, restaurado recentemente, que hoje tornou-se um centro cultural, histórico e turístico. O lugar tem um ar bucólico. É a antiga Estação Ferroviária de Mathilde, erguida no início do século XX, época da construção da antiga estrada de ferro Leopoldiona Railway que ligava as cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Hoje na estação existem salas para cursos e aulas para a comunidade, uma loja de produtos da agroindústria da região, sala museológica e salão para exposições.

Bem próximo a estação (800m) fica o conhecido Túnel de Matilde. Ele foi construído na administração inglesa pelos espanhóis na mesma época da construção da linha. Ele foi erguido para desviar o fluxo da água do córrego formado pelo Rio Novo de Matilde que passava por cima da linha. Foram construídos degraus (65 ao todo) para a passagem da água. Hoje o atrativo é turístico e visitado por turistas aventureiros em busca de emoção que tomam o trajeto como um desafio. 

E é em Matilde que fica a famosa Cachoeira Engenheiro Reeve, uma das maiores em queda livre no Estado. Para chegar até ela existe um acesso, uma escadaria. A vista é incrível. O volume da água proporciona a formação de gotículas que caem sobre os visitantes que chegam até o final do acesso. A cachoeira é muito procurada para a prática de rapel.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *