Agenda 2030 da ONU – Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 17

 Agenda 2030 da ONU – Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 17

Foto: Reprodução

Agenda 2030 da ONU – Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 17: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Neste artigo, vamos finalizar nossa série de textos explicando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), apresentando o ODS 17, que propõe fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Não basta definir objetivos e metas. É preciso ter os meios para implementar as ações e fortalecer as parcerias em nível local. O ODS 17 trata dos mecanismos necessários para implementar a Agenda 2030: recursos financeiros, recursos humanos, recursos tecnológicos e de informação. Nesse caso, os instrumentos de gestão são os principais exemplos. Em pleno século 21, onde redes colaborativas têm cada vez mais importância, todos concordam que ninguém faz nada sozinho. “Fortalecer” e “criar” alianças locais para alcançar os ODS da Agenda 2030 serão as palavras de ordem.

Articular atores que atuam nos territórios como organizações e movimentos da sociedade civil, setor privado e universidades, e que tenham como agenda comum o desenvolvimento local sustentável, é o caminho a seguir. Quanto mais pessoas, organizações públicas e privadas; e movimentos sociais puderem participar e criar ações em prol do cumprimento das metas e objetivos da Agenda 2030, será melhor. 

Aos governos municipais cabe a responsabilidade de gerir todos os recursos com a máxima responsabilidade. Aumentar a receita, reduzir as despesas de custeio e aumentar investimentos visando ao bem–estar da população. Gerir o quadro de pessoal de forma a qualificar e incentivar cada vez mais os servidores públicos a darem o melhor de si. Desenhar um organograma compatível com o tamanho do Município e com os objetivos a alcançar. Implantar ferramentas que permitam aos dirigentes ter informações estratégicas.

Portanto, no nível municipal podemos mobilizar diversos atores para que criem uma rede colaborativa, visando alcançarmos as metas estabelecidas nos 17 ODS que compõe a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), e melhorarmos a vida de todos nos aspectos ambientais, econômicos e sociais.

César Albenes de Mendonça Cruz

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *