Agenda 2030 da ONU – Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

 Agenda 2030 da ONU – Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Foto: Reprodução


Neste artigo vamos continuar nossa série de textos explicando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). O ODS 12 propõe produzir e consumir apenas o que necessitamos, para impactar positivamente nosso Município e nosso planeta. Esse objetivo trata das cadeias de consumo e de como a população usufrui delas. A produção de bens e o consumo têm sido exagerados, o que causa desperdício, volume exagerado de lixo e uso de recursos naturais maior do que o necessário.

É um objetivo que tem forte ligação com a nossa atual forma de viver nesse planeta, e como poderíamos usar de forma mais eficiente e responsável os recursos naturais que dispomos, sem comprometer as gerações futuras. Ainda, como poderíamos desperdiçar menos os alimentos e manejar de maneira mais inteligente os resíduos sólidos, ou seja, reduzir o volume de lixo e dar uma melhor destinação ao lixo que produzimos. Cuidar também do nível de poluição do ar que pode afetar cada um de nós.


Os Municípios, os Estados e a União são responsáveis pela preservação do meio ambiente. Em 2011, foi lançado o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), buscando uma articulação entre o governo, a sociedade e o setor produtivo com relação a políticas de mudança do clima, de resíduos sólidos e as voltadas para inovação e produção industrial. As prefeituras devem também, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, elaborar seus planos municipais, a partir de diagnósticos, diretrizes e estratégias para a destinação adequada dos rejeitos.

Nesse sentido, por ser muitas vezes inviável a construção de aterros sanitários em Municípios pequenos, alguns consórcios intermunicipais têm sido criados na última década. Vale a pena buscar as experiências exitosas. Esse assunto também pode estar relacionado ao consumo responsável. Nesse sentido, sendo o consumo abusivo do álcool um dos grandes problemas enfrentados pelos Municípios, o governo pode conscientizar os estabelecimentos comerciais e fazê-los cumprir a legislação em vigor, que proíbe a venda de bebidas alcóolicas para menores ou após determinado horário.


César Albenes de Mendonça Cruz

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *